[Fechar]

Últimas notícias

Prefeitos tratam das cidades digitais no Noroeste do Paraná


Fórum reúne 30 municípios nesta quinta-feira em Maringá
Prefeitos e gestores de pelo menos 30 municípios participaram nesta quinta-feira (26), em Maringá, do II Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), para tratar da modernização das Prefeituras. Com os centros urbanos cada vez mais inchados, cresce também o desafio das cidades em solucionar os problemas que se agravam. “O único processo para resolvê-los é trazer a inovação e a tecnologia para a gestão pública”, destaca o diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Maringá, Franz Wagner Dal Belo, que apresentou aos gestores as ações de fomento na área da cidade-sede.
Um edital de inovação está entre as estratégias de Maringá para resolver os problemas apontados por cada secretaria municipal com a ajuda de empresas e startups. Na saúde, por exemplo, segundo o diretor, um aplicativo deve ser lançado oficialmente até o final deste ano para melhorar a comunicação com os usuários do Sistema Único de Saúde. Dal Belo conta que somente as faltas de pacientes nas consultas custam aos cofres públicos cerca de R$2 milhões. E o montante é ainda maior se levado em consideração as remarcações e demais custos indiretos como os agravamentos da saúde.  
Na Educação também surgem ações para melhorar a relação entre escolas e pais, como aplicativos que trazem informações sobre a vida escolar do aluno, alimentação, entre outras, além de ferramentas para controle de gestão e matrículas online. Conforme ressalta a professora Sheila dos Santos Lima, do Núcleo Regional de Educação da Secretaria de Estado (SEED-PR), aulas de robótica também estão sendo introduzidas no ensino da rede estadual no Noroeste. “A gente tem que desenvolver nas pessoas a habilidade de criar e o raciocínio lógico”, observa.
Para o presidente da Amusep e prefeito de São Jorge do Ivaí, André Luís Bovo, os gestores precisam buscar os investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação para melhorar a qualidade de vida da população. “A tecnologia traz muita eficiência e economicidade. Essas ferramentas têm ajudado muito na tomada de decisão dos gestores e também na eficiência dos serviços prestados. É um ganho muito grande e isso traduz em qualidade de vida da população”, disse o prefeito.
12 Projetos inovadores - Os prefeitos de Marialva, Maringá, Mandaguari, São Jorge do Ivaí, Sarandi, Paranavaí, Tapejara, Japurá, Guaporema, Arapongas, Godoy Moreira e São Pedro do Ivaí  foram homenageados durante o Fórum de Cidades Digitais por iniciativas digitais em andamento nas localidades. A gerente de projetos da Rede Cidade Digital, Priscila Bortolozzo, explica que o objetivo é valorizar os gestores que entendem a importância da tecnologia no desenvolvimento das cidades. Ela frisa que os municípios devem aplicar a tecnologia focada no cidadão. “A interação com a população é que permite descobrirmos os problemas e as melhores soluções através dessa governança participativa”, analisa. 

O prefeito de Japurá, Orlando Perez Frazatto, conta que o sistema de videomonitoramento implantado reduziu os índices de criminalidade no município de aproximadamente 10 mil habitantes. Já em Tapejara, a atuação do trabalho dos órgãos de segurança do município foi reforçada com o uso de drone. “Fizemos essa aquisição para que o trabalho da polícia fosse minucioso. É um projeto de grande importância para o nosso município que tem dado grande resultado”, afirmou o prefeito.
O II Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense teve o patrocínio ouro da 1DOC, GOVBR e Prínter do Brasil; prata do Instituto das Cidades Inteligentes; bronze da Unicesumar, além do apoio do Sebrae e dos Hotéis Ibis Maringá e Metrópole Maringá.



Nenhum comentário

UA-102978914-2