[Fechar]

Últimas notícias

Dia Internacional do Nikkei é Comemorado pela Primeira Vez no Brasil

Data será celebrada com painel sobre "Os Legados de Uma Cultura"
O Dia Internacional do Nikkei foi instituído em 2018 no Congresso Internacional de Nikkeis (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí. Em menção à data, os organizadores do projeto Identidade Nikkei promovem o painel "Os Legados de uma Cultura" que será realizado no dia 25 de junho, às 19 horas, no Bunkyo.
O painel contará com a presença de renomados palestrantes para um debate e reflexão sobre os valores nikkeis e sua contribuição para a sociedade brasileira. Além disso, será apresentado um novo projeto que promoverá mudanças positivas em diversas gerações.
Neste evento inédito, três palestrantes convidados contarão sobre a sua trajetória profissional e pessoal, o convívio com a comunidade japonesa e instigarão o público a refletir sobre o impacto e o legado de uma cultura, são eles: Chieko Aoki , fundadora e atual presidene da Blue Tree Hotels, Prof.Dr.Clóvis de Barros Filho, autor de diversos livros, entre eles "Shinsetsu" - "O Poder da Gentileza" e Marcio Gomes, jornalista da TV Globo, que foi correspondente internacional na Ásia por 05 anos, baseado no Japão .
A expressão "Nikkei" significa descendentes nascidos fora do Japão, japoneses que vivem no exterior ou, ainda, simpatizantes da cultura japonesa. Estima-se que há 3,8 milhões Nikkeis no mundo, sendo o Brasil o país onde há maior número de representantes com 1,9 milhões.
Com o objetivo de valorizar e unir estes indivíduos, decidiu-se declarar o dia 20 de junho como o Dia Internacional do Nikkei, tendo como marco a chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, dando-se, assim, início, em 1868, à história da imigração japonesa.
A decisão dos japoneses de viver definitivamente fora do Japão impactou e transformou, tanto eles próprios, como as sociedades onde se estabeleceram, abrangendo também seus descendentes da segunda, terceira, quarta, e demais gerações que formaram famílias e novas comunidades.
Muitos Nikkeis preservam os valores e tradições dos seus antepassados japoneses e contribuem com as comunidades onde se inseriram. A partir disso, surgiu o interesse de promover o assunto com um painel "Os Legados de uma Cultura" para que se possa debater e refletir sobre como a atuação Nikkei atingiu a sociedade brasileira.
Serviço:
Dia Internacional do Nikkei - "Os Legados de Uma Cultura"
Realização - Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e apoio do Consulado do Japão
Palestrantes - Chieko Aoki - Prof.Dr. Clóvis de Barros Filho, autor de diversos livros, entre eles "Shinsetsu" - O Poder da Gentileza e o jornalista Marcio Gomes, da TV Globo.
Data - dia 25 de junho de 2019, às 19h
Local - na Rua São Joaquim,381, sede da Bunkyo na Liberdade
Vagas Limitadas - Adesão R$ 25.00
Mais informações: Angélica Delaye - Brasil Press AG. News - 11.94322-7878

Nenhum comentário

UA-102978914-2