[Fechar]

Últimas notícias

Os novos rumos da contabilidade

O Brasil, segundo dados de agosto do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tem 519.158 profissionais da Contabilidade. "Vale enfatizar, neste Dia do Contador, 22 de setembro, que a profissão parece atrair mais os jovens atualmente, além de pessoas com outra formação superior, como advogados e administradores, por exemplo, que veem esta segunda formação com um fator importante para o desenvolvimento de suas carreiras", salienta Francisco Sant' Anna, presidente do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.
Para ele, a profissão vive um momento importante no Brasil, num momento em que é grande a demanda nacional por transparência e compliance. "A profissão também enfrenta o desafio das transformações relativas ao impacto tecnológico".
"As novas possibilidades abertas pela tecnologia valorizarão ainda mais a missão do profissional da Contabilidade. Ele agregará, ao seu já significativo papel como executor de operações e balanços contábeis, um perfil mais próximo do conselheiro e gestor", salienta o presidente do Ibracon, concluindo: "No contexto desse movimento disruptivo, contudo, há algo que precede a tecnologia: a inteligência profissional, que abrange o conhecimento acadêmico e prático, a experiência, o discernimento, a capacidade de análise, o ceticismo profissional e a ética".

Sobre o Dia do Contador
A data é alusiva à criação, em 22 de setembro de 1945, do Curso de Ciências Contábeis. O primeiro foi na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do decreto Decreto-lei nº 7.988 do então presidente da República, Getúlio Vargas.

FONTE - VIVEIROS.COM.BR

Nenhum comentário

UA-102978914-2