[Fechar]

Últimas notícias

NO PARANÁ - Médico agredido por paciente com suspeita de coronavírus diz estar preocupado em ter sido contaminado junto com equipe


O médico de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Curitiba, que foi agredido por um paciente com suspeita do novo coronavírus, disse estar preocupado em ter sido contaminado junto com a equipe.
"Estou com um pouco de dor, com edema, mas os danos foram menores. O que me preocupa, se ele realmente for confirmado um caso de infecção por coronavírus, é ele ter contaminado a mim e todo o restante da equipe", afirmou o médico Igor Kazuo.

O caso aconteceu no bairro Sítio Cercado, na quarta-feira (8). A Prefeitura de Curitiba informou que o paciente tem histórico de transtorno mental e que foi atendido na UPA com sintomas respiratórios, entre eles, dificuldade para respirar.

"Nós estávamos com o paciente internado na área de isolamento da emergência, da ala que se destina aos pacientes com suspeita de coronavírus. Quando esse paciente foi informado que ele seria transferido para o Hospital Evangélico, já afirmou que não aceitava a transferência", explicou o médico.

Então, de acordo com o médico, foi dito ao paciente que ele não podia sair, por causa do risco de transmissão do novo coronavírus para outros pacientes e outras pessoas.
Segundo o médico, o paciente estava muito agressivo. Ele arrancou ou acesso venenoso e a máscara de isolamento respiratório que usava, ainda conforme o médico.
"Nisso, o paciente me golpeou com um soco no nariz. Para a minha defesa, conseguimos algemá-lo. Mas o paciente já havia espirrado sangue para todo lado, sangue dele. Ele me agrediu, puxou as máscaras dos técnicos de enfermagem e da Guarda Municipal", contou.
O médico disse já ter feito exames e, apesar de estar com um pouco de dor e com edemas, não teve nenhuma fratura mais séria.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Curitiba repudiou as agressões e informou que se solidariza com os profissionais.
O município ressaltou que segue todas as normas do Ministério da Saúde sobre uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais.

Coronavírus no Paraná
O Paraná tem 550 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que foi divulgado na quinta-feira. Dezessete pessoas morrem da Covid-19 em todo o estado.
Em Curitiba, cinco mortes foram confirmadas pela administração municipal.

FONTE – GLOBO.COM


Nenhum comentário

UA-102978914-2