[Fechar]

Últimas notícias

Pesca nos rios Ivaí e Piquiri é liberada após chuvas no Paraná

Restrição continua nas bacias dos rios Cinzas, Tibagi, Pirapó, Laranjinha, São Francisco Falso e Verdadeiro, Jordão e todos afluentes diretos, ainda afetadas pela crise hídrica.


Uma portaria do Instituto Terra e Água liberou a pesca nos rios Ivaí e Piquiri a partir desta sexta-feira (26). A permissão ocorreu depois das chuvas no Paraná que tornaram os dois rios navegáveis, o que possibilita a dispersão dos cardumes.

O documento alterou outra normativa, publicada em maio, que proibiu a pesca em rios do estado. De acordo com o instituto, a liberação em outros rios serão estabelecidas conforme a situação hídrica.

Em maio, o governo do Paraná decretou situação de emergência hídrica no estado por causa da estiagem.

Segundo o instituto, a restrição para a pesca continua nas bacias dos rios Cinzas, Tibagi, Pirapó, Laranjinha, São Francisco Falso e Verdadeiro, Jordão e todos seus afluentes diretos, afetados pela crise hídrica.

A proibição tem como objetivo proteger as espécies de peixes. A baixa vazão dos rios facilita a pesca predatória de peixes jovens e adultos reprodutores. A restrição não vale em nos lagos e represas.

Fiscalização e penalidades

Fiscais do Instituto Água e Terra, da Polícia Ambiental, Civil e Militar vão reforçar a fiscalização para garantir que não ocorra descumprimento da portaria, segundo o governo estadual.

Quem desrespeitar as normas pode levar multa em torno de R$ 700 por pescador e mais R$ 20 por quilo ou unidade de peixe pescado, além de perder os equipamentos.

FONTE – G1 PR


Nenhum comentário

UA-102978914-2