[Fechar]

Últimas notícias

TSE estuda estender votação em ao menos 1 hora e reservar horário para idosos

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (5) que o horário de votação no dia das eleições deve ser estendido em pelo menos mais uma hora e poderá ser reservado um horário especial para a votação de idosos com mais de 60 anos, considerados grupo de risco para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
“Muito possivelmente nós estenderemos em pelo menos uma hora, de 8h às 18h, e muito possivelmente nós reservaremos o primeiro horário para quem tem mais e 60 anos e são considerados grupo de risco”, disse Barroso.
Segundo o presidente do TSE, as medidas deverão ser confirmadas ainda esse mês. A ideia é indicar que os eleitores com mais de 60 anos votem das 8h às 11h. As informações são do UOL.
Segundo Barroso, o horário preferencial não será de natureza obrigatória, mas de uma sugestão para melhor organizar o fluxo de eleitores ao longo do dia. “Nós ainda não batemos o martelo.
O que fizemos foi solicitarmos um estudo ao setor de estatística para calcularmos a saturação de cada uma das seções eleitorais no sentido de impedir a formação de filas e aglomerações”, afirmou Barroso.
Tradicionalmente, o horário de votação vai das 8h às 17h. Mas para reduzir a aglomeração de eleitores e evitar a formação de filas a Justiça Eleitoral estuda prolongar a votação.
O TSE conta com a consultoria de estatísticos do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) para definir qual a melhor proposta para estender o horário de votação com o objetivo de evitar aglomerações.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, as datas da eleição foram adiadas para 15 de novembro, no primeiro turno, e 29 de novembro, no segundo turno.
Outra medida já anunciada pelo TSE foi a exclusão nessas eleições da identificação dos eleitores por biometria. Por ser um processo mais demorado, foi avaliado que o recurso poderia aumentar as filas nos locais de votação.
VIA FÁBIO CAMPANA


Nenhum comentário

UA-102978914-2