[Fechar]

Últimas notícias

Cirurgias eletivas estão suspensas


 As cirurgias eletivas no Paraná, na rede pública e privada, estão suspensas por 30 dias, a partir desta segunda-feira (1º). A medida foi anunciada com o decreto estadual, que determinou medidas restritivas após o avanço da pandemia do novo coronavírus. As cirurgias eletivas são procedimentos que não são emergenciais e também foram suspensas em meses anteriores por causa da Covid-19.

De acordo com a secretaria, a suspensão não se aplica aos procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia. Além dos exames considerados necessários, em caráter de urgência. O objetivo da resolução é ajudar a evitar o colapso do sistema no estado, assegurando estoque de medicamento anestésico e reduzindo a demanda por leitos hospitalares, conforme a Sesa.

“Para poupar medicamentos para pacientes entubados e que precisam ficar na UTI. Estamos com um gigantesco represamento de cirurgias. Vão ficar de fora as cirurgias que não levam leitos de UTI. Cirurgias oftalmológicas, eletivas que não podem esperar, oncologia, cardio, doenças que podem apresentar uma piora do quadro”, disse o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

FÁBIO CAMPANA

Nenhum comentário

UA-102978914-2