[Fechar]

Últimas notícias

Uraí, trabalho descente e crescimento econômico


 Um dos maiores desafios para o “durante” e pós Pandemia será a retomada da economia e da renda das pessoas, com dignidade. A pandemia de 2019 está longe de ser superada quando o assunto é economia pois, sabemos quando ela começou mas não quando vai terminar. Dados recentes informam que são 13 milhões de desempregados e, 31 milhões de empregados em condição de subutilização. Olhando esta nova demanda social, a pequena Uraí, município com pouco mais de 11 mil habitantes decidiu tornar-se referência em transporte coletivo.

Essa referência não diz respeito a inovação no transporte público propriamente dito, mas sim na metodologia de utilização. O transporte por aplicativos é uma realidade apenas para centros maiores e, observando está realidade, William Xavier, vice prefeito da cidade, realizou um mapeamento dos pontos de maior demanda entre as localidades não atendidas pelo transporte público tradicional. O transporte por aplicativos é quase nunca utilizado em cidades pequenas e no campo (moradores das áreas rurais) e, com essa metodologia, estas pessoas passarão a ser atendidas.

Observando que o método tradicional está sendo substituído cada vez mais por transporte por aplicativos Uraí pretende gerar centenas de empregos em toda a região do norte do estado fazendo com que as pessoas possam, com apoio do Detran do Paraná se qualificar para tal atividade. Para se ter uma dimensão do trabalho do jovem vice prefeito, se o município apresentar êxito neste modal de transporte, muito possivelmente o modelo atual de transporte público estará fadado ao esquecimento. As vantagens são tamanhas que pode-se compartilhar trajetos com diferentes pessoas, ter como origem da viagem sua própria casa, fornecer subsídio para entregas de encomendas e, finalmente e tão esperado transporte público para os funcionários das empresas que pretendem levar para as pequenas cidades.

“Estamos criando uma força tarefa para o crescimento econômico regional. Esse crescimento deve proporcionar mobilidade para nossa população já esquecida por muito tempo. Nossa própria prefeitura será usuária deste método proposto pois este, gera vantagem econômica ao município e, principalmente, empregos. Esperamos poder ajudar toda a nossa região. Verifiquei cada cidade, nenhuma delas conta com este transporte.”, Disse William Xavier, vice prefeito da cidade.

POR FÁBIO CAMPANA

Nenhum comentário

UA-102978914-2