[Fechar]

Últimas notícias

PR terá combate mais efetivo ao uso de agrotóxicos ilegais


 Por iniciativa do Ministério Público Estadual, o Paraná vai aperfeiçoar e intensificar a prevenção ao emprego de agrotóxicos ilegais em seu território, um problema que tem crescido pelo contrabando de venenos oriundos principalmente do Paraguai e que oferecem riscos para a agropecuária, o meio ambiente e a saúde humana e animal.

Um projeto nesse sentido, chamado de Sistema de Triagem Rápida de Agrotóxicos e Resíduos, será desenvolvido por meio de uma parceria que acaba de ser firmada entre a Superintendência Federal de Agricultura do Estado e o Tecpar (Instituto Tecnológico do Paraná).

O papel do Tecpar será validar os equipamentos a serem utilizados e confirmar as medições realizadas em campo por meio de análises laboratoriais.  “A pedido do Mapa, o Tecpar está compartilhando sua expertise e estrutura técnica neste importante projeto. O uso de equipamentos portáteis será uma importante ferramenta de apoio ao trabalho da fiscalização agropecuária e ambiental e das forças policiais no combate aos agrotóxicos ilegais”, explica o presidente do instituto paranaense, Jorge Callado.

Marcelo Bressan, chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal da Superintendência do Mapa no Estado, destaca que o acordo é muito significativo para o setor do agronegócio, em especial por utilizar o equipamento portátil.  "Precisamos agir de imediato na fiscalização e os laboratórios convencionais têm seu tempo determinado para entrega do resultado. O equipamento portátil vai apoiar o fiscal a tomar a providência necessária na averiguação. Vamos contar com o apoio do Tecpar para desenvolver a tecnologia para que consigamos os melhores resultados desse equipamento", afirma.

A ação será desenvolvida por três anos seguidos e também será importante para detectar agrotóxicos em florestas, mananciais, solo, água e outros ambientes sensíveis, com foco na sustentabilidade.

 

ETAPAS

Para dar início ao projeto, técnicos do Mapa, da Adapar e do Tecpar avaliaram as principais tecnologias de instrumentos portáteis disponíveis no mercado com potencial para análise rápida de agrotóxicos e resíduos em campo. Em campo, as equipes de fiscalização do Mapa e da Adapar farão a avaliação das amostras e substâncias suspeitas utilizando os equipamentos portáteis - espectrômetro no infravermelho com transformador de Fourier.

Desse modo, poderão identificar rapidamente os ingredientes ativos de agrotóxicos legais e ilegais em produtos fiscalizados ou apreendidos. Também será possível detectar resíduos de agrotóxicos em vegetais provenientes do mal-uso ou de resíduos de pulverizações. Em uma segunda etapa, as amostras reprovadas serão encaminhadas para o Tecpar, que fará as análises confirmatórias através dos métodos de referência. (Foto: Tecpar) FONTE - ALERTA PARANÁ

Nenhum comentário

UA-102978914-2