[Fechar]

Últimas notícias

PM do Paraná 'importa' projeto de SP e vai usar câmeras em uniformes


 

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, confirmou nesta sexta-feira (20) que a corporação vai adotar o sistema de câmeras instaladas nas fardas dos agentes. Porém, não especificou uma data para que o projeto saia do papel. A declaração foi dada durante solenidade de entrega de novas viaturas no 5º Batalhão de Londrina. 

Representantes da PM paranaense viajaram até São Paulo em julho para conhecer a iniciativa, implantada pelo governador João Doria (PSDB). O tucano comprou 2,5 mil câmeras corporais que gravam automaticamente todas as atividades policiais, transmitem as imagens em tempo real para centrais e permitem o acompanhamento simultâneo das ações policiais. 

 

A ideia é pioneira no Brasil. O investimento do governo paulista é de R$ 1,2 milhão por mês para gestão completa do sistema. Em entrevista coletiva, o comandante da PM do Paraná disse que "está avaliando as boas práticas para o serviço policial que já existem em outros estados. Em alguns, o monitoramento por câmeras foi bom, em outros não", explicou. 

 

Segundo Teixeira, a medida está em estágio avançado para ser implantada no Estado. "Estamos vendo como comprar esse material, como serão os protocolos de acionamento. Mas vai acontecer, vamos padronizar em toda a polícia. É uma tendência que deve virar realidade a nível nacional", observou. 

 

Como funciona

 

De acordo com a gestão de João Doria, os equipamentos portáteis são acoplados aos uniformes e todas as abordagens, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e demais interações com o público são registradas independentemente da ação do policial. Os dados são transmitidos em tempo real por meio de live streaming ou armazenados na nuvem para acesso remoto das autoridades de segurança e judiciais sempre que necessário.

 

FONTE – FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2