[Fechar]

Últimas notícias

Regional organiza mutirão para zerar fila de cirurgias eletivas no Norte Pioneiro


 Com o avanço da vacinação em todo o Paraná e a diminuição do risco de internação dos pacientes-covid,  os hospitais e unidades de saúde do Norte Pioneiro se preparam para retomar as cirurgias eletivas, suspensas por conta da pandemia. A informação é desta segunda-feira, 9, do diretor da 19ª Regional de Saúde, Marcelo Nascimento e Silva, ao deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). Nascimento disse que, ainda esse ano, será realizado um mutirão para diminuir ou zerar a fila de pacientes que aguardam por cirurgia eletiva.


Segundo o diretor, a regional de saúde está levantando as demandas na área com a comissão de intergestores bipartite, Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) e secretários municipais de saúde das 22 cidades da região. “Há um grupo de profissionais comprometidos com a retomada das atividades e a normalidade dos atendimentos. Por isso, buscamos alternativas junto com todos os municípios para garantir atendimento de qualidade, agilidade e eficiência”, disse Marcelo Nascimento.


Romanelli disse que com a liberação dos procedimentos cirúrgicos eletivos, no sistema público e privado, em toda a rede hospitalar estadual, os municípios devem planejar as ações para garantir o atendimento prioritário. “Estamos vencendo a covid-19 com a vacinação, que está reduzindo o número de pacientes internados e o tempo de internação nos hospitais. Com isso, as cirurgias eletivas também foram retomadas".


Avanços — Marcelo Nascimento disse que o Norte Pioneiro avança na área de saúde, com o trabalho e o compromisso dos profissionais do setor. Segundo ele, com a evolução da vacinação e a atualização dos dados no sistema, houve uma redução considerada no tempo de internação dos pacientes infectados em toda a região.


“Nosso objetivo agora é concentrar as ações na retomada do atendimento na atenção primária, uma vez que o tratamento pós-covid vai exigir cuidados especiais com o paciente. Muitos deles têm necessidade de encaminhamento para especialidades e estamos preparados para esse atendimento em todos os 22 municípios do Norte Pioneiro”, disse o diretor.


Marcelo Nascimento confirmou que uma das principais ações integradas na regional será a realização de um super mutirão para diminuir ou zerar a fila de pacientes que aguardam por cirurgia eletiva. “Agora, com o avanço da vacinação e a queda no número de internações, os pacientes que estão na fila serão atendidos, para que possam ter a saúde recuperada e voltem à normalidade”.


O diretor informa ainda que vários hospitais e unidades de saúde do Norte Pioneiro já se dispuseram a priorizar o atendimento dos casos de urgência e emergência. “Vamos estabelecer uma agenda de atendimento, para que esses pacientes que aguardam por cirurgia sejam atendidos em breve e possam voltar às atividades com rapidez. O Norte Pioneiro avança no atendimento à saúde, com planejamento, compromisso e qualidade”.

Nenhum comentário

UA-102978914-2