[Fechar]

Últimas notícias

Londrinense vai atravessar o Brasil de bicicleta


 O londrinense Lavoisier Richard se prepara para o mais difícil desafio da sua carreira sobre duas rodas. O ciclista de resistência embarca neste final de semana para o Transbrazil Iron Bike Race, considerado o maior desafio ciclístico da América Latina e comparado aos mais longos percursos de bicicleta do mundo. 

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense vai atravessar o Brasil de bicicleta
|  Foto: Arquivo Pessoal
  

Serão quatro mil quilômetros em 25 dias de prova. Richard vai cruzar o Brasil de norte a sul e passar por nove estados e mais de 100 cidades. O pedal inicial será em Belém (PA), neste sábado (5), e a chegada em Santa Maria (RS). "Vou pedalar em média 10 horas e 160 quilômetros por dia, mas o planejamento é no início fazer trajetos mais longos para ganhar uma 'gordura' para a reta final, onde o cansaço pode acontecer. O tempo máximo é que o desafio dure até 600 horas, mas pretendo baixar este tempo", afirma o ciclista de 57 anos. 

Richard planejou o desafio e a viagem durante nove meses e calcula gastar em torno de R$ 20 mil reais. Parte do dinheiro foi arrecadado com rifas e promoções, além da colaboração de alguns empresários. O Transbrazil Iron Bike Race vai comemorar os 15 anos do ciclista em provas de resistência.

Richard no deserto do Atacama
Richard no deserto do Atacama |  Foto: Arquivo Pessoal
 

A primeira aconteceu em 2007 na Patagônia. De lá para cá, o londrinense passou por 15 aventuras, em locais como no deserto do Atacama, no Pantanal, na Amazônia, no Paraguai e no Uruguai. O seu percurso mais longo até então foi a volta do Paraná, onde percorreu 2, 4 mil quilômetros. 


"Acredito que minha experiência vai me ajudar muito. Só na América do Sul pedalei mais de 20 mil quilômetros", ressalta. A maior parte do trajeto do Transbrazil será feito pela rodovia Transbrasiliana, a BR-153. "Vou enfrentar muito calor, muita chuva e muita estrada para pedalar. A vantagem deste desafio em relação a outros que fui em lugares bem distantes é que o Brasil é uma fartura alimentar. A cada 10, 15 quilômetros você encontra um local para comer e se hidratar", frisa o ciclista, que treina entre três e quatro horas por dia. 

Richard na região do Gran Chaco, no Paraguai
Richard na região do Gran Chaco, no Paraguai |  Foto: Arquivo Pessoal

  

DESAFIOS CICLÍSTICOS

As provas enfrentadas pelo londrinense integram o Hard Bike Tour, que são desafios ciclísticos de extrema dificuldade, que aliam aventuras turísticas com a prática de um ciclismo de alta resistência em regiões diversas da América do Sul. 

No Tranzbrasil, Richard terá um furgão de apoio, que será dirigido por João Carlos Mineiro, e levará três bicicletas para utilizar ao longo do desafio. O ciclista pretende registrar em fotos e vídeos o transcorrer da prova e publicar no site www.hardbiketour.com e também no seu canal no YouTube: hard bike tour.


FONTE - FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2