[Fechar]

Últimas notícias

SAFRATEC É NESTA QUARTA, 18 E QUINTA-FEIRA,19 EM FLORESTA


 Em contagem regressiva. Com a previsão de receber 6 mil participantes formadores de opinião, entre produtores, técnicos e profissionais ligados a empresas ligadas à Cocamar, a 35ª edição do Safratec, programada para esta quarta e quinta-feira (dias 18 e 19/1) na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da cooperativa em Floresta, região de Maringá, promete ser a maior e a melhor de todos os tempos. 


O evento, que abre as comemorações dos 60 anos da Cocamar (a serem completados em março) e os 50 da Embrapa – tradicional parceira da cooperativa, com vários trabalhos a serem apresentados na feira – oferece um grande número de atrações em matéria de tecnologias, práticas sustentáveis e experimentos diversos, com programação das 8 às 17h. O consultor Paulo Herrmann, ex-presidente da John Deere Brasil, participa na quarta-feira às 9h da solenidade inaugural. 


“A inovação é uma das marcas do Safratec”, afirma o coordenador da feira - que é promovida sempre nessa mesma época -, o engenheiro agrônomo Felipe Morota. 


Os visitantes vão percorrer oito estações técnicas, com roteiro a ser organizado às 10h, 11h, 14h e 15h. 


Na primeira, sobre Manejo de Solos, os pesquisadores Júlio Franchini e Henrique Debiasi, ambos da Embrapa Soja, abordarão a importância das raízes no sistema de solo, bem como raízes de plantas de cobertura; a segunda estação terá como tema Plantas Daninhas, com Fernando Adegas (Embrapa Soja) e Ruben Júnior (UEM), focando nas principais diferenças entre as tecnologias Enlist e Xtend; 


Na terceira estação, sobre Sorgo, os pesquisadores Cícero Menezes e Emerson Borghi, ambos da Embrapa Milho e Sorgo, vão tratar de mitos, verdades e vantagens dessa cultura; a quarta estação, a respeito do Antecipe, sistema de antecipação da semeadura do milho em meio à cultura da soja, incluindo vantagens e desafios, será apresentado por Décio Karam, da Embrapa Milho e Sorgo e Dionísio Gazziero, da Embrapa Soja.


Na quinta, sobre Cigarrinha e Enfezamento, a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Dagma Silva e o pesquisador Ivan Bordin, do IDR/PR, vão atualizar o cenário do complexo de enfezamento, cuidados de manejo e escolha de híbridos. Por fim, a sexta estação estará centrada em braquiária e crotalária no sistema de produção e consórcio com milho e sorgo, a cargo de Gessi Ceccon, da Embrapa Agropecuária Oeste.   


A exemplo dos anos anteriores, o Safratec terá uma estação sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com demonstrações às 11 e às 15h em que pesquisadores da Embrapa Gado de Leite estarão falando sobre forrageiras como capim capiaçu e kurumi, BRS Integra, e azevém BRS. No mesmo espaço, a Cocamar apresentará detalhes do seu programa de produção de carne precoce, às 14h. 


A estação de Aquicultura em Sistema de Recirculação é outro atrativo do evento, com palestras sobre o seu funcionamento e visitação. Um destaque, também, é o projeto Morada Viva, que incentiva a criação de abelhas na propriedade rural.  


Modernas tecnologias de maquinários agrícolas e conectividade poderão ser acompanhadas no estande da Cocamar Máquina/John Deere, enquanto os resultados da aplicação de adjuvantes e fertilizantes foliar Viridian, produzidos pela Cocamar, vão ser observados em lavouras de diferentes estágios. 


No mais, 24 empresas parceiras, produtoras de agroquímicos, fertilizantes e sementes, entre outros itens, apresentarão suas mais avançadas tecnologias. 


O Safratec vai contar, ainda, com a presença de concessionárias de veículos e algumas empresas, como incorporadoras de instituições de ensino, oferecendo seus produtos e serviços.

Nenhum comentário

UA-102978914-2