[Fechar]

Últimas notícias

Fórum de Cidades Inteligentes em Araucária reúne quase 40 Prefeituras


 Modernização dos serviços prestados na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral Paranaense foram tratadas no encontro que também certificou 13 Prefeitos Inovadores

O desenvolvimento dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral Paranaense por meio do investimento em cidades inteligentes e conectadas foi tema de encontro que reuniu, nesta quinta-feira (16), prefeitos, gestores e servidores de quase 40 municípios.  

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Araucária, no auditório do Centro de Treinamento Dra. Zilda Arns, da Petrobras, foi o primeiro no Estado em 2023, abrindo a agenda de atividades da RCD que promoverá ainda discussões regionais sobre tecnologia e inovação para o Oeste do Estado, em Cascavel, e região Central do Paraná, que acontecerá em Guarapuava. Londrina sediará o 9º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, em novembro.  

O diretor da RCD, José Marinho, ressalta que o investimento em tecnologia no setor púbico tem sido uma das principais pautas nas Prefeituras, especialmente depois da pandemia de covid-19 que mostrou que a tecnologia e a inovação devem ser tratadas como estratégicas na oferta de melhores serviços ao cidadão. “Com esses encontros a Rede Cidade Digital cumpre com o seu propósito de trazermos conhecimentos e informações visando contribuir com a formulação de políticas públicas capazes de melhorar a gestão e, principalmente, a vida das pessoas”, disse.  

O presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller, frisou a importância do evento para facilitar a inovação em especial nos pequenos municípios e regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, “levando ferramentas e soluções que melhorem a condição de trabalho e qualidade de vida da população”. “Hoje não dá mais para se falar em gestão pública sem tecnologia”, comentou o presidente da AMP.  

Prefeitos e gestores de Araucária, Curitiba, Campo Largo, Colombo, Guaratuba, Pinhais e Pontal do Paraná apresentaram como as cidades investem na transformação digital das administrações.  

O diretor de sistemas da Prefeitura de Araucária, Nayron Hubel, destaca a economia nos cofres públicos após a implantação da telefonia VOIP. A conta caiu pela metade, segundo ele. “São R$900 mil que economizamos para investir em outras áreas”, ressalta. “Também eliminamos todo o papel na vida dos servidores. Com isso tivemos agilidade nos processos. Não é só economia de papel nessa migração para o digital, mas também os gastos ocultos, que não mensuráveis”.  

Hubel ainda ressalta que a mudança para o atendimento digital exige processos bem definidos através de uma padronização dos fluxos. Outro projeto que melhorou o atendimento na Prefeitura de Araucária foi a implantação de um chatbot de autoatendimento. Atualmente, segundo o diretor, 90% dos atendimentos são realizados virtualmente, sem a intervenção humana. “Foram 27 mil atendimentos no primeiro ano de implantação. A diferença é gigantesca”, observa ele sobre a melhora na eficiência dos atendimentos.  

Além de serviços digitais, outra área que tem recebido investimentos tecnológicos é a segurança pública. No município de Fazenda Rio Grande, 50 veículos foram recuperados no ano passado com o auxílio de câmeras que fazem a leitura das placas de veículos com alerta de furto e roubo. Foi o que destacou o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcos Marcondes, durante o recebimento do título de Prefeito Inovador 2023 na RMC pela implantação do projeto. “É uma grande honra receber esse título, premiando o trabalho da nossa guarda municipal” 

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, também foi uma das homenageadas pela modernização do parque de iluminação da cidade com tecnologia LED. Ela frisou o desafio de se investir em tecnologia no sexto maior município do Paraná. “Estamos inovando em todas as áreas com o objetivo de prestar um melhor serviço para a população que é o nosso bem maior”.  

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também foi homenageado no evento pelo pioneirismo da capital, considerada a mais inteligentes do país em 2022, pela implantação do 5G. Ao todo, 13 prefeitos foram reconhecidos pela Rede Cidade Digital por inovações nas cidades. “Valoriza aqueles gestores que entendem a importância de se utilizar a tecnologia para melhorar a eficiência da máquina pública e a vida das pessoas”, disse o diretor da RCD, José Marinho.  

Na opinião do diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Paulo Krauss, a inovação é o caminho para desenvolver as pequenas cidades com o auxílio de diversas soluções de empresas e startups especializadas em gestão pública, as chamadas govtechs. Durante o evento, as prefeituras tiveram acesso às soluções disponíveis pela 1Doc, Aprova Digital, Placarsoft, Softplan, Betha Sistemas, CPN/Muralha Digital e Zellim Inc USA/GreenWeb Softwares e Informática Ltda. 

Prefeitos Inovadores 2023 - Região Metropolitana de Curitiba e Litoral

PREFEITOMUNICÍPIOPROJETOS
FAZENDA RIO GRANDE MARCO ANTÔNIO MARCONDES SILVADisponibilização de materiais de alta tecnologia a Guarda Municipal
ARAUCÁRIA HISSAM HUSSEIN DEHAINI

Instalação de faixas de LED em semáforos                                    

 Modernização do serviço público por meio de investimento em smartphones, tablets e computadores.                                  

Disponibilização de atendimento da prefeitura via  whatsapp.

PONTAL DO PARANÁ RUDISNEY FILHOTECNOLOGIA DA TELEDERMATOLOGIA
CURITIBA RAFAEL GRECAAtravés do programa conecta 5G, Curitiba é a primeira cidade do mundo a instalar uma luminária com antena 5G integrada.
PARANAGUÁ MARCELO ELIAS ROQUE 

Telemedicina do Hospital Pequeno Príncipe             

Totem de autoatendimento para serviços   

Totem de segurança

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS MARGARIDA MARIA SINGERInstalação de iluminação de LED no município
PINHAIS  
ROSA MARIA 

Instalação de módulos eletrônicos de monitoramento no município.                                    

Instalação de mais de 5 mil pontos de LED na iluminação pública.

CAMPO LARGOMAURICIO RIVABEM

Entrega de 800 chromebooks a rede municipal de ensino.                

Disponibilização de câmeras corporais para guardas municipais.

CAMPO DO TENENTE

WEVERTON

WILLIAN

VIZENTIN

Projeto cidade segura- Instalação de câmeras de videomonitoramento
GUARATUBAROBERTO JUSTUS

Instalação de iluminação de LED no município                                   

Adesão do aplicativo Dados do Bem.

COLOMBOHELDER LUIZ LAZAROTTO

Implantação de um Centro de Inovação                                    

Projeto Maluquinho por Robótica                               

         Disponibilização de acervo cultural através de plataforma digital

ALMIRANTE TAMANDARÉ GERSON DENILSON COLODEL Instalação de câmeras de videomonitoramento.
RIO NEGROJAMES KARSON VALÉRIOProjeto de videomonitoramento de Rio Negro- Cidade Segura
 
 REDE CIDADE DIGITAL

Nenhum comentário

UA-102978914-2