[Fechar]

Últimas notícias

A fase de coleta do Censo Demográfico foi concluída; até o final de março, recenseadores ainda visitarão algumas residências


 Até o final de fevereiro, 189.261.144 pessoas foram recenseadas em todo o Brasil, chegando a 91% da população estimada. No Paraná, esse número chegou a 10,7 milhões de pessoas, chegando também a 91% da estimativa para o estado. No entanto, os recenseadores do IBGE seguem em campo até o final do mês, buscando ainda entrevistar os moradores que não foram encontrados durante a coleta – os chamados “moradores ausentes”, inclusive eventuais recusas e pessoas que solicitaram mas não responderam ao questionário via internet. Essa busca faz parte da “fase de apuração” do Censo, e já inicia as ações pós-coleta, inclusive as pesquisas de qualidade.

“Estamos focados em algumas regiões com maiores ocorrências de ‘não-resposta’, como a Região Metropolitana de Curitiba (mas não Curitiba) e a região de Maringá, mas há municípios em todo o estado onde essa busca continua ainda em março”, explica Elias Guilherme Ricardo, superintendente do IBGE no Paraná. “Lembrando que a recusa no Paraná é baixa (cerca de 1,7%), então nosso foco realmente são os moradores que não encontramos”, completou Elias.

Com a conclusão da coleta e da fase de apuração, o IBGE prevê para o final de abril o início da divulgação dos resultados do Censo 2022. Os primeiros dados devem incluir a população nacional, por estados e municípios, e a distribuição por gênero. Os demais dados do censo serão divulgados ao longo do ano.

Para o cidadão que não tiver respondido ao Censo, o IBGE pede que entrem em contato via telefone 0800-721-8181.

O superintendente Elias está disponível para entrevistas sobre o assunto. No interior do Paraná, o IBGE pode ser contatado através de suas agências regionais: https://www.ibge.gov.br/atendimento-por-estado.html

Marcio Kameoka

Analista Censitário – Censo 2022

IBGE – SDI/PR

marcio.kameoka@ibge.gov.br

Tel.: (41) 3595-4442

Nenhum comentário

UA-102978914-2