Auditoria do TCE-PR confere serviços de assistência social em três municípios
Três servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizaram, na semana passada, auditoria para avaliar os serviços de proteção básica de assistência social prestados pelos municípios de Jaguariaíva (Região dos Campos Gerais), Porto Amazonas e São João do Triunfo (ambos no Sul do Estado) a seus moradores em situação de vulnerabilidade. A auditoria integra o Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do TCE-PR. Ela possui caráter operacional, o que significa que, caso sejam detectados problemas, serão indicadas soluções aos responsáveis na forma de recomendações.
Realizada pelos auditores de controle externo Nayara do Amaral Carpes, Bruno Wagner Penteado e Vitor Hugo Steinke, da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do Tribunal, a fiscalização foi executada entre os dias 15 e 19 de abril. Segundo Nayara, gerente das auditorias do PAF Assistência Social, o objetivo do trabalho é avaliar a gestão municipal quanto ao monitoramento de pessoas em condições de vulnerabilidade social na proteção básica.
“A fiscalização serve ainda para verificar o planejamento e intersetorialidade das políticas públicas de assistência social, a estruturação da vigilância socioassistencial, a adequação da estrutura física e das equipes de referência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os serviços ofertados pela Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e pela Proteção Social Básica em Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos, e também, a gestão municipal referente ao Cadastro Único”, explica a gerente.
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Diretoria de Comunicação Social
(41) 3350-1656/1655