[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Romanelli reforça importância da vacina contra a gripe no Paraná

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) reforçou, nesta terça-feira (27), a importância da vacinação de crianças, gestantes e idosos contra a influenza — os grupos prioritários e mais afetados pelas complicações da gripe, como o aumento dos casos de bronquiolite e da síndrome respiratória aguda grave.


"São graves os números das doenças decorrentes da gripe. Entre as crianças de até 12 anos, apenas 27% foram vacinadas, e apenas 36% das pessoas elegíveis para tomar a vacina da influenza foram imunizadas. Mais de 2,7 milhões precisam tomar a vacina e podem superlotar as unidades hospitalares, levando a saúde a um novo colapso. A campanha antivacina está causando um dano gravíssimo à população", apontou Romanelli.


Dados do Lacen revelam o aumento da circulação dos vírus sincicial respiratório (VSR) e Influenza A no Paraná. A positividade nos testes para detectar a presença do vírus subiu 133,55% para o VSR, passando de 6,43% em março para 15,02% em abril (até o dia 22). Já o vírus da gripe apresentou um aumento de 497,78% — no mês de março, a positividade estava em 0,90%.


Campanha

Os hospitais, segundo Romanelli, estão abrindo unidades de terapia intensiva extras, exclusivamente para atender crianças de até 12 anos. "São crianças que não foram vacinadas. Hoje, a maioria das pessoas está com medo de qualquer vacina. Esta Assembleia tem que retomar as campanhas incentivando a vacinação. Esta Casa foi pioneira em campanhas educativas que salvaram vidas. Nós temos que retomar esse protagonismo", afirmou.


"Eu faço um apelo para que se diminua a campanha contra as vacinas. Tomem a vacina contra a gripe, principalmente as pessoas elegíveis com mais de 60 anos e também as crianças. Não podemos pactuar com isso (campanha contra vacina). Esta Casa não pode ter esse perfil e temos que ter essa responsabilidade pelas vacinas", completou o deputado.


Números do Ministério da Saúde apontam que o Paraná aplicou 2.064.967 vacinas contra a influenza de 1º de abril até esta segunda-feira (26). A imunização está aberta para toda a população acima de seis meses de idade e disponível nas 399 cidades paranaenses.


Prioritários

Ao todo, 4.931.410 pessoas estão entre as que devem receber a vacina contra a influenza: crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, gestantes, profissionais de saúde, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, integrantes das forças de segurança e de salvamento e militares das Forças Armadas.


Também estão incluídas pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e de longo curso, portuários, funcionários do sistema penitenciário e a população privada de liberdade, incluindo jovens sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir 90% de cada grupo.


(Com informações da Secretaria Estadual da Saúde)

 

Nenhum comentário

UA-102978914-2