Sete empresas apresentam propostas de obra de acesso ao Hospital Regional de Cornélio Procópio
O governo prevê investimento de R$ 9,5 milhões para a elaboração dos projetos e execução
A licitação para a implantação de um novo trevo de acesso ao Hospital Regional de Cornélio Procópio, recebeu propostas de sete empresas interessadas. Conduzido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), o processo teve como primeira classificada a empresa Plano Norte Engenharia, com um investimento estimado em aproximadamente R$ 9,5 milhões.
No processo licitatório, três concorrentes foram desclassificadas por apresentarem valores acima do limite máximo estipulado pelo DER/PR, cujo valor é sigiloso, enquanto as outras quatro foram classificadas por ordem de maior desconto de preço.
Como primeira classificada, a Plano Norte Engenharia foi convocada a apresentar a documentação completa exigida no edital. A proposta deverá ser analisada pelos técnicos do DER/PR para a eventual homologação da empresa como vencedora ou, caso haja inconsistências, para convocação da segunda colocada.
A expectativa do órgão estadual é de que o processo seja concluído nos próximos dias com a formalização da contratação.
A iniciativa é resultado de uma parceria com o Governo do Estado. A medida busca facilitar o acesso ao hospital, que foi inaugurado no fim de 2023, pelo ex-prefeito Amin Hannouche beneficiando pacientes e profissionais da saúde, além de motoristas que trafegam pela rodovia.
A obra prevê melhorias em um trecho de 540 metros entre os quilômetros 48 e 49 da rodovia PR-160, que passa em frente ao hospital. Neste local, está prevista a implantação de uma rotatória alongada com faixa exclusiva para retorno e adequação dos acessos ao hospital.
O projeto prevê ainda o prolongamento das vias marginais Rua Francisca R. da Silva e Rua Leonor N. da Silva, com conexão à Avenida Hélio Registro e à Rua Reginal Perisse da Silva, além da implantação de passeios para pedestres, novo sistema de drenagem de águas pluviais e serviços complementares. Todo o trecho será pavimentado com asfalto.
A contratação segue o modelo integrado, em que a empresa selecionada será responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e pela execução da obra.
O prazo total previsto é de 450 dias corridos a partir da assinatura do contrato – sendo cinco meses para a conclusão dos projetos e dez meses para a obra.
A concorrência eletrônica foi realizada com orçamento sigiloso, conforme prevê a Lei Federal nº 14.133/2021, a fim de estimular a competitividade entre os participantes. Todos os detalhes do processo estão disponíveis no portal Compras Paraná e no site compras.gov.br.
Com informações do Portal CN. / VIA BLOG DO ODAIR MATIAS