Romanelli participa da Feira dos Cafés Especiais em São Jerônimo da Serra
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) disse nesta quinta-feira (21), em São Jerônimo da Serra, que o café especial produzido no Norte Pioneiro é a "harmonização perfeita" com a atividade turística na região. "Não há nada mais saudável que conhecer uma propriedade e a plantação dos cafés especiais, como também como são selecionados e até moídos, com as belezas naturais de São Jerônimo da Serra", disse Romanelli na abertura da 1ª Feira de Cafés Especiais no Turismo da Serra (Fecat).
"Este é um novo nicho no turismo nacional e internacional e com grande potencial econômico e capacidade de gerar mais empregos e renda aos produtores, empresas e trabalhadores envolvidos nas duas atividades. O turismo rural hoje é uma atividade sustentável e o turismo de contemplação da natureza é o que mais cresce no mundo", observou o deputado.
A Fecat, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de São Jerônimo da Serra, teve palestras, oficinas e um concurso de cafés especiais. "A feira mostra toda a força da cafeicultura de cafés especiais e o grande potencial do turismo para movimentar a economia local", destacou Romanelli.
Indicação Geográfica
O café especial já responde por 10% a 30% da produção do café paranaense, estimada em 42 mil toneladas. Destas, 29 mil toneladas são colhidas na região. "O Norte Pioneiro, reconhecido pela produção de cafés especiais, tem indicação geográfica, um selo de qualidade que atesta a origem e os processos de produção", disse.
A região busca valorizar a qualidade dos grãos, com exemplos de propriedades que obtêm até 70% da produção em cafés especiais. "O Norte Pioneiro vai aumentar o número de propriedades com indicação geográfica de cafés especiais, o que vai impulsionar ainda mais a produção e a renda local".
Eventos como a Fecat, segundo Romanelli, buscam a integração do universo dos cafés especiais com o turismo da região, conhecida por cachoeiras e paisagens naturais, mais uma vitrine para o turismo rural."O turismo em São Jerônimo da Serra tem a Cachoeira João Nogueira, montanhas e o rio Tibagi. É um excelente destino para quem busca atividades ao ar livre e contato com a natureza e agora com o turismo rural nas propriedades de produção de café", completou.
(fotos: Ascom Deputado Romanelli)