[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

SANTO ANTONIO DA PLATINA - Festival abre comemorações do centenário


Danças, esculturas, fotografias e o varal de poesias transformaram a Praça Frei Cristóvão em uma oficina de arte a céu aberto
Divulgação
 
Santo Antônio da Platina – A quarta edição do Festival Cultural Intervenha, realizada no último sábado, em Santo Antônio da Platina, abriu as comemorações do centenário do município, que será comemorado no dia 20 de agosto. Músicos, poetas, dançarinos e artistas plásticos de toda a região se apresentaram e fizeram exposição de suas obras na Praça Frei Cristóvão, no centro da cidade.

O evento, que começou no fim da manhã e terminou às 21 horas, reuniu cerca de mil pessoas. Houve quem passou com pressa admirando as obras e aqueles que pararam para contemplar os trabalhos. O grafite feito na hora por Marcus Zaffani chamou a atenção do público. O artista também explicou um pouco sobre o processo de criação. Esculturas, fotografias, e o varal de poesias transformaram a praça em uma oficina de arte a céu aberto. As páginas com as poesias impressas podiam ser levadas pelo público.

Ao todo, foram 15 atrações musicais, com bandas locais, de Jacarezinho, Ribeirão Claro, Abatiá, Jundiaí do Sul, Conselheiro Mairinck e Guapirama. A apresentação das crianças da escola Dança e Arte foi um dos pontos altos do evento. "A cidade precisa de mais opções culturais como esta. Tomara que seja mais frequente", comentou a vendedora Maria Inês dos Santos.

O Intervenha começou de forma independente em 2010. Nas três primeiras edições, com programação modesta, a participação do público foi tímida. No entanto, a persistência do músico e fundador do Intervenha, Antônio Altvater, rendeu o convite para assumir o Departamento de Cultura, este ano.

Com subsídios municipais, o evento ganhou corpo, com quase 50 atrações. Altvater comemorou o resultado. "São ações importantes para criarmos público consumidor de cultura. A partir do momento que a população criar o hábito assistir a peças, shows, teremos público. Esta é nossa maior dificuldade hoje, porque artistas de qualidade na região não faltam".

O funcionário público André Oliveira, que também faz parte da organização do festival, avaliou a importância do fortalecimento da cultura no centenário da cidade. "Santo Antônio da Platina está fazendo 100 anos. Temos o privilégio de estar vivenciando isso. Nosso papel é promover a cultura, marcar esta época. Todo este cenário cultural ficará agregado a este valor histórico. Serão referências que deixaremos para nossos netos".

CENTENÁRIO
A Comissão do Centenário divulgou a programação festiva que vai ocorrer no mês que vem. No dia 19, a Praça Frei Cristóvão recebe várias apresentações artísticas e, à meia-noite, o painel digital com a contagem regressiva será zerado. Na manhã do dia 20, feriado municipal, um desfile formado por alunos das escolas municipais, clubes e entidades percorrerá as ruas do centro. Às 16 horas, as comemorações seguem no Parque de Exposições Alício Dias dos Reis, com shows artísticos.

A festa terá barracas de alimentos e parque de diversões. Profissionais de saúde também farão orientações sobre higiene bucal e diabetes. À noite, a programação será encerrada com queima de fogos. Mais detalhes da programação será divulgado em uma cerimônia realizada hoje para fazer o lançamento oficial das festividades.
Celso Felizardo
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2