Londrina joga 1ª de quatro finais na Série D
Tubarão enfrenta o Santos, em Macapá (AP), no confronto de ida das oitavas de final
Dirceu (à esq.) espera por "duas batalhas" diante do Santos do Amapá
Quatro finais separam o Londrina de seu grande objetivo na temporada de 2014: o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. E a primeira delas está marcada para hoje, diante do Santos do Amapá, no jogo de ida das oitavas de final da quarta divisão nacional. A partida começa às 16 horas, no estádio Milton Corrêa, o Zerão, em Macapá.
O Tubarão entra na segunda fase da competição como um dos principais favoritos a garantir o acesso. Dono da terceira melhor campanha geral, o atual campeão paranaense chega invicto ao mata-mata. Perto de sua principal meta, o time prega foco total nos próximos jogos para não deixar a chance escapar, como aconteceu no ano passado, quando foi eliminado pelo Juventude (RS) nesta mesma fase.
"Chegou o momento de definição, faltam quatro jogos, quatro semanas para o Londrina resolver sua vida e buscar nosso principal objetivo, que é a Série C. Tenho certeza que serão dois jogos muito difíceis, duas batalhas, mas temos que condições de fazer um ótimo trabalho e avançar", resumiu o zagueiro e capitão londrinense Dirceu.
Para confirmar o tão sonhado acesso, o Londrina vai precisar eliminar o Santos e passar também pelo adversário que virá nas quartas de final. Assim, já garantiria seu lugar entre os quatro melhores do torneio, que estarão na terceira divisão nacional em 2015.
Ao longo da semana, o técnico Claudio Tencati pregou respeito ao adversário e não quis falar em favoritismo. O treinador não escondeu que sonha com uma vitória, mas não vê um empate de todo ruim. "Vencer seria fantástico. Mas se não der para vencer, temos que trazer um resultado de empate. Jogos de 180 minutos temos que entender que tudo o que se faz na primeira partida se carrega para a segunda, e não podemos trazer coisas ruins", falou o comandante.
Como planejou o técnico Claudio Tencati ao longo de todo o segundo turno da primeira fase, o Londrina voltará a atuar praticamente completo na abertura dos mata-matas. Recuperados de contusão, os volantes Diogo Roque e Bidía estarão em campo, assim como os atacantes Paulinho e Bruno Batata. Desta forma, a única mudança em relação ao time que vinha atuando será a entrada de Diego Prates na lateral esquerda na vaga do suspenso Allan Vieira.
Do outro lado, o Santos, que pela primeira vez vai à segunda fase do torneio, também mostra confiança. O time, que se classificou com a terceira pior campanha entre os segundos colocados, acredita ser possível passar pelo Tubarão e aposta no fator casa. "Acho que jogando sob os nosso domínios, temos a obrigação de vencer a partida. Lógico, que respeitamos o adversário que é um bom time. Também acho que com o apoio do torcedor, ficamos muito mais forte e daí acho que é fundamental o torcedor lotar o estádio para conseguimos um bom resultado", comentou o atacante Acosta, ex-Corinthians, em entrevista ao Globoesporte.com.
A diretoria do Santos aposta em um bom público e colocou 2,5 mil ingressos à venda. A expectativa é que pelo menos metade seja comercializada até a hora do confronto. O jogo da volta será no próximo sábado, às 19 horas, no estádio do Café, em Londrina.
O Tubarão entra na segunda fase da competição como um dos principais favoritos a garantir o acesso. Dono da terceira melhor campanha geral, o atual campeão paranaense chega invicto ao mata-mata. Perto de sua principal meta, o time prega foco total nos próximos jogos para não deixar a chance escapar, como aconteceu no ano passado, quando foi eliminado pelo Juventude (RS) nesta mesma fase.
"Chegou o momento de definição, faltam quatro jogos, quatro semanas para o Londrina resolver sua vida e buscar nosso principal objetivo, que é a Série C. Tenho certeza que serão dois jogos muito difíceis, duas batalhas, mas temos que condições de fazer um ótimo trabalho e avançar", resumiu o zagueiro e capitão londrinense Dirceu.
Para confirmar o tão sonhado acesso, o Londrina vai precisar eliminar o Santos e passar também pelo adversário que virá nas quartas de final. Assim, já garantiria seu lugar entre os quatro melhores do torneio, que estarão na terceira divisão nacional em 2015.
Ao longo da semana, o técnico Claudio Tencati pregou respeito ao adversário e não quis falar em favoritismo. O treinador não escondeu que sonha com uma vitória, mas não vê um empate de todo ruim. "Vencer seria fantástico. Mas se não der para vencer, temos que trazer um resultado de empate. Jogos de 180 minutos temos que entender que tudo o que se faz na primeira partida se carrega para a segunda, e não podemos trazer coisas ruins", falou o comandante.
Como planejou o técnico Claudio Tencati ao longo de todo o segundo turno da primeira fase, o Londrina voltará a atuar praticamente completo na abertura dos mata-matas. Recuperados de contusão, os volantes Diogo Roque e Bidía estarão em campo, assim como os atacantes Paulinho e Bruno Batata. Desta forma, a única mudança em relação ao time que vinha atuando será a entrada de Diego Prates na lateral esquerda na vaga do suspenso Allan Vieira.
Do outro lado, o Santos, que pela primeira vez vai à segunda fase do torneio, também mostra confiança. O time, que se classificou com a terceira pior campanha entre os segundos colocados, acredita ser possível passar pelo Tubarão e aposta no fator casa. "Acho que jogando sob os nosso domínios, temos a obrigação de vencer a partida. Lógico, que respeitamos o adversário que é um bom time. Também acho que com o apoio do torcedor, ficamos muito mais forte e daí acho que é fundamental o torcedor lotar o estádio para conseguimos um bom resultado", comentou o atacante Acosta, ex-Corinthians, em entrevista ao Globoesporte.com.
A diretoria do Santos aposta em um bom público e colocou 2,5 mil ingressos à venda. A expectativa é que pelo menos metade seja comercializada até a hora do confronto. O jogo da volta será no próximo sábado, às 19 horas, no estádio do Café, em Londrina.
Rafael Souza Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA

