[Fechar]

Últimas notícias

Adapar alerta para entrada de sementes desconhecidas no Paraná em encomendas estrangeiras


 

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) alerta para sementes desconhecidas que chegaram a moradores do estado em encomendas estrangeiras.

 

Segundo a agência, o primeiro caso foi reportado ao órgão na quarta-feira (16). Desde então, pelo menos outros quatro casos no estado foram registrados pela Adapar em Paranavaí, Foz do Iguaçu e na Região Metropolitana de Curitiba.

 

"Pelo menos três destas remessas são da China. Qualquer material estranho deste tipo que chega ao estado deve ser investigado, pois há risco de proliferar pragas e prejudicar a agricultura local", afirmou o o gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Rezende Young Blood.

 

Moradores de Santa Catarina também relataram que receberam sementes em encomendas da China.



 

O superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Cleverson Freitas, informou que as sementes foram encaminhadas para análise em um laboratório federal em Goiás.

"Esse material precisa ser investigado para entendermos que sementes são essas e quais os riscos que trazem", afirmou

O gerente da Adapar informou que a entrada de novas pragas no estado pode acarretar em risco à saúde da população e no aumento dos custos de produção com inseticidas.

De acordo com Renato Rezende Young Blood, da Adapar, as pessoas que receberam as sementes não compraram os produtos.

"Elas receberam junto de outros produtos ou receberam só as sementes, sem terem solicitado. Pode ser uma espécie de brinde, ingênuo, mas mesmo assim há riscos para a agricultura local", afirmou.

Mesmo que eles tivessem sido solicitados pelos compradores, as sementes precisariam de uma autorização do Ministério da Agricultura para entrar no país.

O que fazer?

A Adapar e o Ministério da Agricultura recomendam que as pessoas avisem os órgãos caso recebam alguma semente desconhecida ou não solicitada em casa.

Se as sementes forem identificadas com o pacote ainda fechado, a recomendação dos órgãos é que as embalagens não sejam abertas.

De acordo com o gerente da Adapar, é arriscado, inclusive, descartar os materiais no lixo. "Essa semente pode se desenvolver, mesmo no ambiente urbano, e essa erva daninha pode gerar centenas de outras sementes", afirmou Renato Rezende Young Blood.

A recomendação é que, ao receber as sementes, a pessoa ligue para o Ministério da Agricultura, pelo telefone (41) 3361-4000, para que seja orientada a entregar em alguma sede do ministério ou que algum agente faça a retirada no local.

É possível também acionar a Adapar, procurando uma das sedes da agência no site do órgão.

 

G1 PR

Nenhum comentário

UA-102978914-2