[Fechar]

Últimas notícias

Piracema começa no domingo (1º), e pesca de espécies nativas fica restrita por 4 meses no Paraná


 

O período da piracema, que restringe a pesca de espécies nativas no Paraná, começa no domingo (1º), de acordo com o Instituto Água e Terra (IAT). A determinação deve ser cumprida até 28 de fevereiro de 2021, informada o órgão.

 

A restrição, que ocorre há mais de 15 anos, espécies protegidas como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. Conforme o IAT, nesse período de quatro meses a maioria delas se reproduz.

 

Segundo o órgão, a pesca fica proibida na bacia hidrográfica do Rio Paraná por causa do comportamento migratório e de reprodução dos peixes.

 

A bacia compreende o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.

 

Não entram na restrição as espécies consideradas exóticas, introduzidas pelo homem, como bagre-africano, apaiari, black bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo. Além de híbridos - combinado do cruzamento de duas espécies.

 

Multa e fiscalização

 

De acordo com o IAT, quem para flagrado pescando em desacordo com restrições determinadas pela portaria será enquadrado na lei de crimes ambientais. Fiscais do IAT e da Polícia Ambiental vão reforçar as ações de fiscalização em todo o estado.

 

A multa é de cerca de R $ 700 por pescador e mais de R $ 20 por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca, como varas, redes e embarcações, podem ser apreendidos. O transporte e o comércio também serão fiscalizados.

 

Ainda segundo o órgão, durante o período são proibidas também competições de pesca, como torneios, campeonatos e gincanas. Somente são permitidas como competições em reservatórios, categorias a captura de espécies não nativas e híbridos.

Crise hídrica

Seis espécies de peixes nativos das bacias hidrográficas do Paraná  já estão protegidos desde 19 de outubro . Veja abaixo:

·         Paty ou barbado-chata;

·         Mandi-amarelo;

·         Pintado;

·         Mandi-prata;

·         Piracanjuva;

·         Jaú

A decisão foi tomada porque, mesmo que o calor acima da média aguce os instintos de reprodução, com o nível dos rios abaixo da média os peixes não têm estímulo para sua migração, condição essencial para que se reproduzam, informado no IAT.

FONTE - G1 PR

Nenhum comentário

UA-102978914-2