[Fechar]

Últimas notícias

Avião com vacinas quase colide com jato da Gol em Curitiba


 Trapalhadas não faltam nesta inauguração da vacinação com poucas vacinas e muito marketing oficial. Até no transporte aéreo. Um avião monomotor do governo do Paraná, com vacinas contra a Covid-19 a bordo, acabou entrando em rota de colisão com um jato da Gol em Curitiba. Contudo, os aviões manobraram em tempo e evitaram um acidente aéreo.

O caso aconteceu por volta das 12h50 desta terça-feira (19). Um avião Cessna C208 Caravan havia decolado do aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, com destino a Londrina. O monomotor levava doses da vacina CoronaVac. O voo G3 1212 da Gol vinha do aeroporto de Guarulhos (grade São Paulo) e iria pousar no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba).

Nisso, o monomotor fez uma curva à direita e entrou na rota do avião da Gol. De acordo com um áudio de Controle Aéreo, obtido pelo Aeroin, uma controladora de voo avisou o avião da Gol a abandonar a aproximação ao Afonso Pena, para não colidir com o monomotor. Os pilotos da Gol fizeram uma curva para evitar a colisão e agradeceram. Depois, o monomotor informou que corrigiu a rota para a curva prevista, que era para a esquerda e não à direita. O avião de pequeno porte seguiu para Londrina e o avião da Gol pousou sem problemas em são José dos Pinhais.

O incidente – chamado de “close call”, quando um acidente fica perto de acontecer – será alvo de investigação.

A Casa Civil emitiu uma nota sobre o ocorrido, na qual explica a trajetória a uma ‘atitude inesperada’ do piloto automático do avião.

FÁBIO CAMPANA

Nenhum comentário

UA-102978914-2