[Fechar]

Últimas notícias

Onda de frio deixa um morto e mais de 4 milhões sem energia no Texas


 

Ao menos uma pessoa morreu e mais de 4 milhões ficaram sem energia no Texas, nos Estados Unidos após uma rara onda de frio ter forçado a operadora de eletricidade a impor blackouts rotativos devido à maior demanda por energia.

·          

 

Acredita-se que a causa da morte tenha sido exposição a "temperaturas extremamente baixas", disse em uma rede social o chefe de polícia de Houston, Art Acevedo.

O site PowerOutage.us, que acompanha a falta de energia, disse que mais de 4 milhões de clientes no Texas estavam sem energia às 2h05 (4h05, horário de Brasília) de terça-feira.

 

A onda de frio que varre o Texas chegou à parte norte do México também, onde autoridades disseram que 4,7 milhões de usuários ficaram sem energia na segunda-feira cedo. Por volta do meio-dia o serviço havia sido retomado para quase 2,6 milhões delas.

 

O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou emergência na segunda-feira, destravando assistência federal ao Texas, onde as temperaturas variaram de -2 a -22 graus Celsius.

 

Frio fora do normal

 

Segundo o Serviço Meteorológico dos EUA (NWS, na sigla em inglês), a culpa da onda de frio fora do comum é de um "surto ártico" originado pouco acima da fronteira entre EUA e Canadá.

 

"Surtos" de ar frio como esse geralmente ficam restritos à região Ártica graças a uma série de sistemas de baixa pressão, diz o NWS. No entanto, uma dessas ondas avançou pelo Canadá e "escapou" para os EUA na semana passada.

 

FONTE – G1 PR

Nenhum comentário

UA-102978914-2