[Fechar]

Últimas notícias

Em Centenário do Sul, governador entrega casas populares e libera R$ 3,15 milhões em recursos


 O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta sexta-feira (13) as chaves de 30 novas moradias a famílias de Centenário do Sul. Com um investimento de R$ 1,8 milhão do Governo do Estado para subsidiar os custos das unidades, elas serão repassadas gratuitamente a pessoas que vivem em condições precárias na cidade, na região Norte do Paraná.

“Nós estamos muito felizes em poder rodar o Paraná entregando essas casas. Esse é um programa que tem um olhar para as famílias mais humildes, que sempre sonharam em ter uma casa e agora têm a oportunidade de poder ter seu lar”, afirmou o governador.

O projeto do empreendimento foi elaborado pela Cohapar, responsável também pela fiscalização da obra e liberação dos recursos à construtora, contratada por licitação pelo critério de menor preço. 

A participação estadual teve ainda a articulação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) na obtenção dos recursos mediante um financiamento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de serviços de infraestrutura da Copel e Sanepar sem custo aos moradores. 

O Conjunto Habitacional Ibicatu possui casas com plantas padrão de 32 metros quadrados e unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Elas são compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa e permitem ampliações pelos futuros moradores. 

Ana Paula Vieira Dias de Souza é uma das beneficiadas pelo programa. Dona de casa, ela e sua família - composta pelo marido e dois filhos - deixam de morar no terreno da sogra para ter sua casa própria. 

Para ela, é o início de uma vida nova. “É uma sensação muito boa a de ter sua casa própria. A gente não vai pagar aluguel, não vai morar de favor. É uma conquista que estamos tendo para sempre na vida. Estamos muito felizes por esse momento ”, conta. 

Já Vera Lúcia dos Santos é vendedora de verduras e vive de aluguel há cinco anos. Ela vai se mudar para a nova casa com o filho João Vitor, de 18 anos, estudante, e comemora seu novo lar.

“Pra mim foi um sonho. A assistente social chegou em casa um dia cedo, fez frio e estava chuviscando. Ela me deu um vaso e disse que era um presente para a casa nova. Chorei muito, fiquei muito emocionada, e estou muito feliz por mim e por todas essas pessoas que vão morar ao meu redor ”, relata.

CONTRAPARTIDAS – A área onde o conjunto habitacional foi construído foi doada pela prefeitura de Centenário do Sul. A administração municipal também fez obras de drenagem e construção de galeria de águas pluviais e promoveu reuniões periódicas com as famílias selecionadas como forma de viabilização do projeto.

O prefeito de Centenário do Sul, Junior Tavian, ressaltou que o conjunto habitacional é uma grande conquista para o município. “Quem recebe essas casas hoje são pessoas em situação de vulnerabilidade que, agora, estarão próximas ao centro da cidade. Esse local é o mais nobre do município, com uma creche ao lado, o fórum a 50 metros e a avenida principal a 200 metros. Essas pessoas passam a viver integradas à sociedade”, destacou.

Os beneficiários foram escolhidos entre as pessoas que já são acompanhadas por programas assistenciais do município e do Governo do Estado no âmbito do programa Nossa Gente Paraná. O objetivo é atender as famílias mais necessárias e que não possuem condições financeiras de adquirir uma casa própria sozinhas.

“Nossos programas de habitação são pensados ​​para paranaenses de todas as classes e de todas as idades, com várias formas de atendimento - como esse, que são casas para famílias em vulnerabilidade que ganham a moradia. É o Paraná realizando o sonho da casa própria ”, explica Jorge Lange, presidente da Cohapar.

RECURSOS  - Na ocasião, o governador também assinou a liberação de R $ 3,15 milhões para o município. Os recursos, viabilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu), habilitação ao investimento na área industrial e na compra de maquinário.

“Esses maquinários vão ajudar muito no serviço da área rural, desenvolvimento para o município. Também traremos muita pavimentação, com dezenas de ruas que vão ganhar asfalto e calçadas, com acessibilidade e sinalização, melhorando a qualidade de vida dos moradores de Centenário do Sul ”, pontuou João Carlos Ortega, secretário da pasta.

O aporte vai auxiliar o desenvolvimento da economia do município. Sua principal atividade é uma agropecuária, com predomínio do cultivo de cana-de-açúcar e da pecuária de corte. A cidade possui cerca de 13 mil habitantes e tem área de 393 milhas quadradas, localizada no Vale do Paranapanema.

INVESTIMENTOS  - Além de Centenário do Sul, famílias de Flórida e Itaguajé também recebeu casas do Governo do Estado nesta semana. Nos últimos dois anos e meio, 696 famílias paranaenses puderam realizar o sonho da casa própria sem pagar nada por isso. Com as 756 unidades ainda em construção, os investimentos somam R $ 108 milhões no período. 

PRESENÇAS  - Estiveram no evento o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; a deputada federal Luisa Canziani; os deputados estaduais Soldado Adriano José, Cobra Repórter, Tiago Amaral e Alexandre Curi; o coordenador da Construtora Casacchi, Rodolfo Lourenço; a vice-prefeita de Centenário do Sul, Sueli Casteluzzi Vechiatto; o presidente da Câmara de Vereadores do município, Rubisnei Aparecido da Silva; além de prefeitos, vereadores e outras autoridades da região.

FONTE- AGN

Nenhum comentário

UA-102978914-2