Chuva forte pode chegar ao Norte do Paraná nos próximos dias
A quinta-feira (19), amanhece com tempo estável em boa parte do Paraná. Contudo, ao longo do dia, a instabilidade retorna ao estado, devido à presença de um sistema de baixa pressão entre a Argentina e Paraguai. Entre o final da manhã e a tarde, volta a chover no interior, com risco de tempestades entre o noroeste, oeste e o sudoeste paranaense. Entre a noite e a madrugada de sexta-feira, a instabilidade avança para as demais regiões do estado.
Na sexta-feira (20), o tempo continua instável no Paraná, com muita nebulosidade e chuvas. Em áreas isoladas, não se descartam temporais, mas espera-se que as chuvas estejam mais distribuídas, com muita nebulosidade no céu em todas as regiões do estado.
Já o instituto Inmet, o aviso de temporais começa a valer a partir da madrugada de quinta e vai até a metade da noite. Os temporais podem deixar estragos em plantações, queda de galhos, alagamentos e corte de energia elétrica. Contudo, as chances são consideradas baixas.
De acordo com o instituto, as áreas afetadas pelas tempestades do estado são: Norte Pioneiro, Centro Ocidental, Noroeste, Norte Central, Sudoeste, Oeste, Centro Oriental, Sudeste e Centro-Sul. Nessas regiões, o volume de chuva deve variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com rajadas de vento na casa de 40 a 60 km/h.
Do mesmo modo, os municípios do Oeste e norte de Santa Catarina, além das regiões Noroeste, Centro Ocidental, Sudoeste, Nordeste, Centro Oriental e a Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, também estão em alerta amarelo.
Com informações do Simepar./VIA BLOG DO ODAIR MATIAS