[Fechar]

Últimas notícias

Na Gazeta do Povo, João Arruda nega crise e protecionismo do PMDB no Governo Federal


“Não vejo nem uma proteção ao PMDB, nem uma perseguição”. Com esta frase o deputado federal João Arruda (PMDB-PR) negou, em entrevista a André Gonçalves na Gazerta do Povo, que exista uma crise entre o PMDB e o Governo Federal.

A manifestação de João Arruda foi motivada após a operação da Polícia Federal no Ministério do Turismo, que resultou na detenção de vários servidores. A pasta é comandada em conjunto por representantes do PMDB e do PT.

O PMDB é o principal parceiro do PT da presidenta Dilma Rousseff no Governo Federal. O partido abriga, além do vice-presidente da República Michel Temer, cinco governadores, 80 deputados federais, 20 senadores e 1.175 prefeitos.

A seguir a íntegra da reportagem:

ALIADO PREFERENCIAL
PMDB vira foco de problemas

Das sete denúncias que o governo enfrentou até agora, três foram em ministérios de peemedebistas. Mas, por enquanto, Dilma tem prestigiado o partido

Por André Gonçalves, correspondente:

"Principal parceiro do PT no governo federal, o PMDB entrou de vez no foco dos escândalos na Es­­­planada com as 35 prisões de pessoas ligadas ao Ministério do Turismo, pasta comandada por um peemedebista, o ministro Pedro Novais. Das sete crises no primeiro escalão de Dilma Rousseff até agora, três são relacionadas ao comando do partido (veja quadro abaixo).

Fora o episódio que levou à demissão do ministro da Defesa, o peemedebista Nelson Jobim, a presidente e os petistas têm sido mais cuidadosos no trato dos problemas que envolvem o partido, dono da maior bancada no Senado e da segunda maior na Câmara dos Deputados.

Criar atritos com um partido do peso do PMDB poderia desestabilizar a governabilidade em um momento em que Dilma precisará do Congresso Nacional para aprovar possíveis medidas de combate à crise econômica internacional. Ciente disso, a estratégia do governo tem sido prestigiar os ministros peemedebistas.

Na segunda-feira, Dilma disse que reiterava “sem sombra de dúvida” a confiança no ministro da Agri­­­cultura, Wagner Rossi. Ontem, o Planalto fez esforços para não deteriorar a relação com Pedro Novais, defendendo-o e tentando desvincular seu nome das denúncias feitas pela Polícia Federal (leia mais sobre isso na página 15).

No Congresso Nacional, porém, o clima em relação ao PMDB tem sido de apreensão. “Ouço nos corredores que tem muita gente do PMDB reclamando, mas está bem claro que não há uma situação partidária. Vale lembrar que também houve gente do PT presa durante a operação [da PF de ontem]”, comentou o deputado federal paranaense André Vargas (PT).

“Não vejo nem uma proteção ao PMDB, nem uma perseguição”, complementou um dos seis deputados peemedebistas do Paraná, João Arruda.

Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

fonte - site do dep fed joão arruda

Nenhum comentário

UA-102978914-2