[Fechar]

Últimas notícias

Romanelli comemora inclusão regional no Família Paranaense

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli comemora a inclusão de onze municípios das regiões de Cornélio Procópio e Jacarezinho no programa Família Paranaense, do Governo do Paraná. Desde o início deste ano, o programa atende 30 municípios no Estado, mas será ampliado para mais 70, totalizando 100 municípios paranaenses em atendimento, atingindo 30 mil famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. A SETS é uma das secretarias gestoras deste programa no Estado.
Segundo Romanelli, o mapeamento dos municípios prioritários foi realizado com base em três critérios: Índice Ipardes de Desempenho do Município (IPDM), percentual de extrema pobreza dos municípios e dados do Índice de Vulnerabilidade da Família (IVF-PR), extraídos da base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. “Todos os critérios são pactuados na unidade gestora estadual, composta por 17 secretarias de Estado, incluindo a Secretaria do Trabalho, além da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS)”, comenta o deputado.
Em conversa com a primeira-dama e secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, Romanelli recebeu informações referentes a um recente encontro mantido entre representantes do Programa Família Paranaense e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo ele, no encontro foi detalhada a forma de atuação de cada secretaria junto às famílias beneficiadas.
“O programa Família Paranaense trabalha com seis eixos principais: assistência social, habitação, educação, saúde, agricultura e trabalho. Abrange também ações nas áreas de segurança pública, meio ambiente, cultura e esporte. Na área habitacional, por exemplo, está em curso a urbanização integral dos territórios escolhidos, com melhora ou substituição de casas, titulação da terra e obras de pavimentação, água e esgoto”, explica.
A previsão é que nos próximos meses aconteça mais uma reunião com a missão do BID antes da definição da data para a assinatura do plano de financiamento do programa Família Paranaense, que será elaborado ao final da missão. A meta é atender, até 2014, 100 mil famílias paranaenses em situação de extrema vulnerabilidade social.
Municípios atendidos — O Programa Família Paranaense passará a atender cinco municípios da região da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), com sede em Cornélio Procópio. São eles: Congonhinhas, Nova Santa Bárbara, Ribeirão do Pinhal, São Sebastião da Amoreira e Sapopema. Já na região da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), com sede em Jacarezinho, serão seis os municípios atendidos: Curiúva, Figueira, Jaboti, Jundiaí do Sul, Salto do Itararé e Santana do Itararé.
“São municípios que necessitam de uma melhor atenção do Estado e que, como representante destas regiões, tenho buscado alternativa para que as populações destes municípios recebem os recursos e investimentos públicos para melhoria da qualidade de vida. Esse é o meu compromisso com a região e também o compromisso do governador Beto Richa”, finaliza o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.

Nenhum comentário

UA-102978914-2