[Fechar]

Últimas notícias

Alunos da PM iniciam estágio nas ruas


Cesar Augusto
Dos 2,5 mil policiais que concluirão o curso, 427 serão destacados para as regiões Norte e Norte Pioneiro
Londrina – Quatrocentos e vinte e sete alunos do curso de Formação de Soldados (policiais e bombeiros militares), ministrado em Londrina e região, participaram do evento que marcou o encerramento das atividades teóricas e o início da abordagem nas ruas. A solenidade foi realizada ontem de manhã, na Concha Acústica (área central de Londrina).

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Cesar Vinicius Kogut, destacou que 2,5 mil pms vão reforçar a segurança no Paraná após a conclusão do curso de formação, prevista para o mês de agosto. Desse total, 427 permanecerão nas regiões Norte e Norte Pioneiro, nas cidades de Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Apucarana, Arapongas, Ivaiporã e Rolândia. Para Londrina serão destacados 173.

O curso de formação teve início em dezembro do ano passado. Os alunos farão abordagens nas ruas com o acompanhamento dos policiais que já estão na corporação. De acordo com o coronel, os futuros soldados participaram de ações pontuais ao longo do curso, como a cobertura de eventos e shows. "Agora poderão ser feitas as correções necessárias para que, no momento em que eles atuarem sozinhos, não venham a cometer erros que possam prejudicar a comunidade", afirmou. Novos aprovados no último concurso público serão convocados a partir de outubro.

Além do reforço no efetivo, o governo aguarda para as próximas semanas a entrega de módulos móveis. Os equipamentos serão utilizados para monitorar pontos críticos de segurança. Os locais não foram detalhados pelo comendante.

Durante a solenidade, o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, oficializou a doação de um terreno na Avenida Saul Elkind para a construção da sede da 4ª Companhia Independente da PM. A área fica próxima a sede do Corpo de Bombeiros, na zona norte. No entanto, não há prazo para o início das obras. "Existem planos de expansão dessa companhia para batalhão, mas, no momento a companhia vem atendendo bem a região norte da cidade."

O governador Beto Richa aproveitou a oportunidade para mencionar os investimentos feitos na área de segurança pública. "São quase 10 mil policiais militares e civis contratados nos últimos anos. Fizemos um grande planejamento de ações, compramos equipamentos e viaturas", disse.

Sem jaquetas
O primeiro desafio enfrentado pelos futuros soldados nas ruas foi o frio. Os alunos foram orientados a participar da solenidade apenas com a camisa do uniforme utilizado pela PM, já que nem todos receberam as jaquetas utilizadas pelo efetivo.

Segundo o coronel Kogut, problemas na licitação para a compra dos agasalhos foram resolvidos e os uniformes devem ser distribuídos em até 15 dias. Em Londrina, parte dos alunos recebeu blusas de lã. No entanto, todos deveriam participar do evento com uniforme padronizado. "Outras questões relacionadas à logística, como o fornecimento de combustíveis para as viaturas, já foram resolvidas", garantiu o comandante geral da PM.
Viviani Costa
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2