[Fechar]

Últimas notícias

Crucifixos chamam a atenção da população

Comerciante protesta contra acidentes e coloca cruzes em canteiro da Saul Elkind

Ricardo Chicarelli
Última colisão fatal no trecho foi registrada na terça-feira; CMTU promete verificar a situação
Londrina - Um comerciante resolveu protestar contra os constantes acidentes em um trecho da Avenida Saul Elkind (zona norte de Londrina) e cobrar providências das autoridades. Os 14 crucifixos cravados ontem à tarde, no no canteiro central da via, no trecho compreendido entre as ruas Francisco Marquês de Oliveira e Ângelo Ricardo Galdino, Conjunto Vivi Xavier, chamaram a atenção da população.

"Aqui acontece um acidente atrás do outro, no mínimo. Isso sem contar os vários casos em que as pessoas não morrem, mas ficam gravemente feridas", afirmou Chrystian Carlos Rechi, de 38 anos, autor da manifestação, destacando que casa crucifixo representa a morte de uma pessoa desde 1993.

O último acidente grave no local aconteceu na terça-feira, quando Alex Enderson de Souza, que conduzia uma Honda Strada, bateu contra uma árvore. Na opinião de Rechi, a prefeitura deveria instalar uma lombada no trecho. A 50 metros do local há uma faixa de pedestres, mas vários motoristas ignoram o aviso e atravessam o trecho em alta velocidade.

Embora as placas indicassem a velocidade máxima de 40 km/h, segundo os moradores, muitos condutores excedem e muito. O vendedor Rodney Alcântara, de 43, relatou que dois amigos morreram no local depois de atingirem uma árvore. "Acho que mais de 40 veículos já colidiram no local", ressaltou.

Outro comerciante, Celso Rodrigues, de 46, mora em frente ao local e relatou que perdeu as contas de quantas vezes que acordou com o barulho das colisões. O também comerciante Martinho Rodrigues, de 79, também reclamou da velocidade desenvolvida no trecho. Ele possui um contador industrial e destacou que já contabilizou um fluxo de 480 carros em meia hora que ficou no local.

Melhoria
Segundo a assessoria de Comunicação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), é necessário o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) realizar um estudo sobre a viabilidade de instalar uma lombada ou uma faixa elevada de pedestres. E, após a elaboração do projeto, a CMTU poderia executar a melhoria. Ainda de acordo com a assessoria, o diretor de Trânsito da CMTU, Arnaldo Sebastião, se comprometeu a acionar o instituto e ir ao local para verificar o problema na próxima segunda-feira. (Colaborou Celso Felizardo)
Vítor Ogawa
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2