[Fechar]

Últimas notícias

FUTEBOL - Paranaenses abrem hoje temporada de caça do Tubarão

Alviceleste é apontado pelos adversários como o grande favorito a ficar com o título novamente

Anderson Coelho/14-06-2014
Além do título estadual, LEC conseguiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 2014
A centésima primeira edição do Campeonato Paranaense terá início hoje com o duelo entre Nacional e Coritiba, no estádio Érich Georg, em Rolândia. Onze equipes lutarão ao longo de três meses para evitar o bicampeonato do Londrina. As novidades são os retornos do Nacional de Rolândia e do Foz do Iguaçu, agremiações tradicionais do futebol paranaense que amargaram a Divisão de Acesso nas últimas temporadas. O certame ainda terá um estreante, o FC Cascavel, atual campeão da Segundona.

Uma marca para a edição deste ano é a reaproximação do interior com a capital. Com os clubes de Curitiba em crise e passando por grande reformulação, a tendência é que os times do interior consigam novamente fazer frente a Coritiba, Atlético e Paraná, como já aconteceu em 2014, quando Maringá e Londrina fizeram uma final caipira, e o Tubarão sagrou-se tetracampeão estadual.

O Alviceleste, por sinal, é apontado pelos adversários como o grande favorito a ficar com o título novamente. Entre os pontos fortes do time comandado pelo técnico Claudio Tencati está a manutenção da base de 2014, que além do título estadual ainda conseguiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

Outro que aposta na base mantida da campanha do ano passado é o vice-campeão Maringá. Além do técnico Claudemir Sturion, a equipe ainda manteve pelo menos seis titulares do time que encarou o Tubarão na final de 2014. Na Cidade Canção, a confiança é grande de que a Zebra possa repetir o sucesso e chegar novamente às finais.

Se nos dois finalistas a manutenção do elenco é o grande trunfo, o mesmo não se pode afirmar dos integrantes do Trio de Ferro. Time com maior número de títulos da competição, o Coritiba passou por uma grande reformulação, e perdeu dois de seus principais jogadores: os meias Alex, que se aposentou após o Campeonato Brasileiro, e Robinho, que foi para o Palmeiras. A aposta da vez recai sobre jovens, como o atacante Rafhael Lucas, que começa a temporada como titular. Entre os reforços estão o meia Pedro Ken, que retornou ao Alto da Glória após seis anos, e o atacante Negueba, eterna promessa flamenguista.

A exemplo de outros anos, o Atlético colocará em campo novamente os garotos sub-23, com um time totalmente novo. A ideia da diretoria é poupar o elenco principal para o Campeonato Brasileiro e aproveitar o Estadual para dar rodagem às promessas do clube. Destaque para o atacante Crysan, destaque atleticano na Copa São Paulo de Juniores, e para o meia Zé Paulo, ex-Corinthians.

No Paraná, a mudança também foi grande. O elenco passou por uma grande reformulação e terá uma base mesclada por jovens, como o atacante Carlinhos, e jogadores mais experientes, como o goleiro Marcos, o volante Ricardo Conceição e o meia Lúcio Flávio.
Rafael Souza
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2