[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

AGRICULTURA - Primeiro trator, grandes mudanças

Dos 500 pedidos de financiamento do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários, do governo estadual, cerca de 95% referem-se à primeira máquina

Celso Pacheco/19-05-2015
O primeiro trator na propriedade transforma a condução da lavoura e aumenta a produtividade
Celso Pacheco
A família Teixeira, de cafeicultores, deixou de depender dos vizinhos depois da aquisição do primeiro trator
No mundo milionário do agronegócio brasileiro – com volumes gigantescos nas exportações de commodities e números que puxam o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil – ainda existem aqueles produtores, de pequeno porte, é verdade, que têm um sonho simples mas que pode fazer toda a diferença na lida do campo: adquirir o primeiro trator.

Em estados como o Paraná, onde a agricultura familiar é predominante, não é difícil encontrar produtores que ainda buscam tal conquista. A passagem da tração animal para mecânica transforma completamente a vida da família no campo. Os números do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários do governo estadual – que financia maquinários aos produtores enquadráveis no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para pagar em dez anos a juros mais baixos – são prova de que ainda existem muitos em busca deste objetivo. Dos 500 pedidos de financiamento de tratores protocolados desde janeiro no Estado, aproximadamente 95% referem-se à primeira máquina.

"O primeiro trator na propriedade muda o sistema de tecnologia para plantio, transforma a condução da lavoura, os tratos da cultura, além, claro, de aumentar a produtividade, a renda e a qualidade de vida de uma família que está no campo. Os jovens ainda ficam animados com a aquisição, já que querem ver a inovação em casa", salienta o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura (Seab), Francisco Carlos Simioni.

O instrutor de mecanização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Márcio Vessoni ministra dois cursos para produtores, um voltado para manutenção e operação de tratores e outro, mais avançado, para mecânica e reparos. Ele comenta que é comum produtores que não possuem a máquina procurarem suas aulas com o objetivo de tirar dúvidas sobre a aquisição do primeiro trator. "O trator traz ao pequeno produtor uma flexibilidade para se fazer agricultura eficiente. Sem depender de terceiros, do aluguel da máquina ou de vizinhos, ele tem em mãos o poder de fazer o plantio, a colheita no tempo certo, no clima mais favorável. É uma transformação muito grande", explica.

Vessoni salienta ainda que antes de adquirir um trator, que geralmente tem valor próximo a R$ 70 mil, é preciso que o produtor analise a atividade que realiza, a potência que precisa e o que projeta para o futuro. "Costumo dizer que hoje não há marcas ruins no mercado. O que existe é um direcionamento errado para a compra. É preciso olhar a faixa de potência, o modelo e até se a região possui uma assistência técnica e concessionária para atender o produtor. Imagina ficar com o trator parado porque não tem peça disponível; isso sim custa caro. Procuro sempre mostrar aos meus alunos os pontos positivos de cada máquina, o que cada uma delas realiza, e deixar a decisão para eles", avalia o professor.

Um aluno de Vessoni no Senar, inclusive, comprou um trator para sua área, viu o potencial de serviços na região e hoje conta com uma frota de três tratores para atender os produtores próximos a ele. "As possibilidade são muito grandes, inclusive de serviços. Muitos também procuram nossos cursos porque querem aprender um pouco mais sobre a mecânica e manutenção para economizar", complementa.
Victor Lopes
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2