[Fechar]

Últimas notícias

ESPORTE - 'Formando Campeões' e cidadãos

Completando 10 anos em 2015, projeto social de taekwondo atende 130 crianças em três polos, nas zonas Norte e Sul de Londrina

Gustavo Carneiro
Revelada no projeto social, Maria Eduarda conquistou duas medalhas no Campeonato Paranaense
O projeto social de taekwondo "Formando Campeões" está completando dez anos em 2015. Mais do que formar campeões no esporte, o trabalho visa a inserção de crianças no esporte como um trampolim para a formação física, social e intelectual.

O projeto atende 130 crianças em três polos localizados no Conjunto Maria Cecília (zona norte), Cafezal e Jardim Piza (ambos na zona sul), em Londrina. No Cinco Conjuntos, os treinos acontecem três vezes por semana no Centro Esportivo do Maria Cecília e, além de crianças e adolescentes, abre espaço para os adultos, muitos deles pais que acompanham os filhos nas atividades.

"O trabalho começou em 2005 na escola Lauro Gomes e desde o início do ano passado estamos usando a estrutura do Centro Esportivo. O nosso principal objetivo é oferecer a essas crianças uma atividade para que elas não fiquem na rua. Ser profissional ou não é uma consequência", relatou o professor e coordenador do projeto, Jefferson de Souza. Nos dez anos de atividade, mais de mil atletas já passaram pela "escolinha" de taekwondo.

O Centro Esportivo do Maria Cecília, tradicional reduto de prática esportiva da zona norte, é de responsabilidade da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) e por muitos anos ficou abandonado e sem atividades. A partir de 2014, através de um convênio, a Fundação de Esportes começou a coordenar ações no local e a ceder estagiários. Hoje, além do projeto "Formando Campeões", o espaço tem aulas de ginástica localizada e funcional, futsal, vôlei, futebol e, durante o verão, hidroginástica e natação. Pelo menos 500 pessoas participam das modalidades semanalmente.

"A minha filha ficou um tempão na fila de espera e começou a treinar faz um mês. Ela está adorando e não vê a hora de chegar o dia de vir novamente", contou a autônoma Cleunice de Oliveira, que acompanhava o treino da pequena Rafaela, de 9 anos. "O que eu mais gosto é o treino de chute. No começo, tive um pouco de medo de me machucar, mas hoje não", garante a menina.

Maria Eduarda Silva frequenta o projeto há dois anos e foi convocada para o último Campeonato Paranaense, realizado no mês passado em Londrina. "Ganhei o Poomsae (sequência de movimentos individual) e na disputa com os outros atletas terminei em segundo", contou, empolgada. Já Nicolas Alves, de 8, além do taekwondo faz aulas ainda de futsal e futebol. E não esconde a preferência. "Eu faço atividades aqui todos os dias da semana. Quero ser mesmo é jogador de futebol igual ao Neymar", cita o garoto, que mora no Jardim Itapoã.

Apesar do resultado não ser o principal foco, as revelações têm surgido. Em parceria com a academia Roselee, o projeto levou 50 alunos para a disputa do Estadual, dos quais três deles conseguiram vaga para o Brasileiro, na categoria infantil. No ano passado, reportagem da FOLHA mostrou a trajetória de Rayane Fernanda Rosa, que conheceu o taekwondo no Formando Campeões e hoje disputa competições na Inglaterra, para onde se mudou com a família. Cinco atletas do projeto também estavam pré-classificados para os Jogos da Juventude, que acabaram sendo cancelados pelo Estado.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2