[Fechar]

Últimas notícias

A LIDERANÇA DO BRASILEIRÃO - POR PVC "A MENOR DISTÂNCIA"

BLOG DO PVC
O domingo em que Tite trocou Elias por Rodriguinho e o reserva fez o gol do empate contra a Ponte Preta diminuiu a diferença para o vice-líder, mas também deixou menor a dúvida de que o campeão será o Corinthians. O sábado à noite foi diferente. A torcida do Atlético-MG terminou o primeiro tempo contra o Coritiba vencendo por 1 x 0 e cantando "eu acredito!". O mesmo canto das semifinais contra o Newell’s e da final contra o Olímpia, nas viradas da Libertadores 2013. 

A razão para o Atlético acreditar pode ser a paralisação do campeonato para as eliminatórias e a possível perda de ritmo corintiano. Os 10 dias sem Brasileirão podem representar também recuperação física e aprimoramento tático para todos os times. 

Há quinze dias, o técnico Roger Machado, do Grêmio, dizia ainda sonhar com o título, porque recuperaria sua equipe para o sprint final do Brasileirão. Teria finalmente tempo para treinar e para fazer seus jogadores se lembrarem dos detalhes táticos que transformaram o Grêmio depois da saída de Felipão. 

Essa lógica também vale para Corinthians e Atlético, que brigam pelo título. 

"Fisicamente, chegamos no nosso ponto mais alto. Nem eu, nem Elias, nem Jadson vamos jogar mais do que estamos jogando", admite Renato Augusto. Sua atuação no primeiro tempo de ontem foi invejável. Renato Augusto é o multi-homem. Está em todos os lugares.

Aos 33 da primeira etapa, iniciou uma jogada pela esquerda, como segundo volante. Chegou perto da grande área e cruzou para Vagner Love. Depois do desarme e do contra-ataque da Ponte, Ralf recuperou a bola e Renato Augusto recebeu o rebote na entrada de sua grande área defensiva. Para quem conviveu com problemas físicos até o ano passado, ele percorre o campo de maneira impressionante. 

Renato Augusto acertou 55 passes, recorde na partida. As jogadas começam e terminam com ele e só o atacante Diego Oliveira, escalado no segundo tempo por Doriva, rivalizou para ser o melhor em campo. 

Cinco pontos é a menor distância entre o líder e o vice-líder na trigésima rodada, desde 2011, quando o Corinthians liderava por ter mais vitórias, empatado em 54 pontos com o Vasco. 

Hoje, há diferença na pontuação e no fato de o Corinthians ser mais acertado taticamente do que o Atlético-MG. 

Os defeitos contra a Ponte Preta aconteceram nas duas laterais, escaladas com reservas. O primeiro gol de Elton foi construído nas costas de Yago. O segundo, depois de erro de Edílson e da entrada em diagonal de Biro-Biro. 

Contra o Coritiba, a evolução atleticana foi ter mais movimentação de Lucas Pratto, saindo da área e criando jogadas de gols pela direita. O argentino foi o melhor em campo em Curitiba. Mas seu desempenho não é razão suficiente para acreditar. 

A BRIGA MAIS FEROZ
A briga pelo 4º lugar do Brasileirão vai continuar com o perde-e-ganha de Santos, São Paulo, Palmeiras e Flamengo. No Flamengo, o espaço entre seus volantes e meias diminui a chance de a bola chegar a Guerrero, que não marca há três jogos. O Santos é quem joga o futebol mais envolvente deste momento e tem a vantagem de jogar o confronto direto contra o Palmeiras na Vila Belmiro. O Palmeiras tem mais opções de elenco, o Santos os jogadores em melhor momento. O São Paulo não sabe nem qual será o técnico na próxima rodada.

NA FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2