[Fechar]

Últimas notícias

Conselhos Tutelares têm eleições unificadas no domingo

As primeiras eleições unificadas para escolha dos membros dos Conselhos Tutelares de todo o País serão realizadas neste domingo. Os eleitos vão exercer o cargo no período entre 2016 e 2019. No Paraná, há 413 conselhos tutelares, uma vez que há municípios que contam com mais de uma unidade. De acordo com levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), o País conta com 5.956 unidades, abrangendo 99,89% dos municípios.

Todos os brasileiros com mais de 16 anos e título de eleitor podem votar, embora o voto seja facultativo. Para participar, o eleitor deverá levar obrigatoriamente o título de eleitor e um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto). Esses documentos devem ser conferidos pelos mesários, para facilitar o processo de identificação, evitando tanto a formação de filas quanto fraudes.

O horário de votação será das 8h às 17h. Ao todo serão 60 urnas em 34 escolas municipais em Londrina. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nanci Skau Kemmer de Moraes, enfatizou a importância da participação popular no pleito. "Esses candidatos já passaram pela prova escrita, pelo teste de conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e por avaliação psicológica para que assumam esse cargo de agente púbico escolhido pelo povo", afirmou.

Caso os londrinenses tenham interesse em conhecer melhor os candidatos, haverá uma mesa-redonda com os candidatos na Ordem dos Advogados do Brasil, hoje, às 8h30. O endereço é Rua Governador Parigot de Souza, 311. A relação dos candidatos de Londrina poderá ser conferida no link http://goo.gl/JCuxIK e os locais de votação serão em número menor que os do processo eleitoral do Executivo e Legislativo e podem ser acessados neste link http://goo.gl/OoRGlm. Em Londrina, a eleição será realizada por meio de urnas eletrônicas. Os 25 mais votados em Londrina assumem o cargo no dia 10 de janeiro e os outros ficarão na suplência.

Criados em 1990, os Conselhos Tutelares têm o papel de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade e do Poder Público, fiscalizando a atuação de órgãos e entidades governamentais e não governamentais.
Vítor Ogawa
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2