[Fechar]

Últimas notícias

Deputados abandonam plenário durante prestação de contas

Deputados abandonam plenário durante prestação de contas

Theo Marques
"Fica impossível nós estudarmos os números para poder questionar o secretário", reclamou o deputado Nereu Moura (PMDB) após deixar o plenário da AL
Curitiba - Doze deputados que compõem a bancada de oposição e do bloco independente deixaram o plenário da Assembleia Legislativa (AL) na tarde de ontem, momentos antes do início da apresentação do secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, sobre o balanço do segundo quadrimestre. Os parlamentares reclamaram que o relatório com os dados da situação financeira do Paraná só foram disponibilizados pelo Executivo na noite de terça-feira, poucas horas antes da audiência pública. Para eles, com esta postura, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) desrespeita o Poder Legislativo, impedindo que os deputados exerçam o dever de fiscalizar as contas do Executivo.

Segundo os deputados, os atrasos têm a intenção de inviabilizar análises aprofundadas e impedir o debate sobre a fragilizada situação financeira e fiscal do Paraná. Eles também avisaram que vão apresentar na próxima semana um requerimento de pedido de informações à Sefa sobre as inconsistências no desempenho financeiro do Estado. "Fica impossível nós estudarmos os números para poder questionar o secretário. Parece um negócio armado, justamente para não podermos fazer perguntas. Na minha avaliação é má-fé, má vontade, desprezo com o Poder Legislativo", reclamou o deputado Nereu Moura (PMDB).

O líder da oposição Tadeu Veneri (PT) ressaltou que no Congresso Nacional os deputados federais possuem uma senha do sistema integrado eletrônico para acompanhar diariamente o andamento do orçamento, o que não ocorre no Paraná. "Já fizemos este pedido por diversas vezes, faz 50 dias do último pedido e estamos aguardando que seja entregue esta senha a todos os deputados, independente de ser da base", cobrou. "Não podemos fazer um teatro onde fazemos de conta que concordamos com tudo", completou.

Para Requião Filho (PMDB), a prestação de contas feita às pressas, é um desrespeito com a Assembleia Legislativa e com o povo do Paraná. "Não estamos aqui para brincar, não somos marionetes deste ‘desgovernador’", criticou.

Além dos três parlamentares, também boicotaram a sessão os deputados Ademir Bier (PMDB), Anibelli Neto (PMDB), Chico Brasileiro (PSD), Edson Praczyk (PRB), Gilberto Ribeiro (PSB), Nelson Luersen (PDT), Márcio Pacheco (PPL), Péricles de Mello (PT) e Tercílio Turini (PPS).

De acordo com o líder do governo na AL, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), o regimento interno da Casa não prevê que o relatório da Sefa tenha que ser apresentado aos deputados em prazo antecipado. "O que é importante é a apresentação feita", disse. Segundo ele, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a apresentação de contas pode ser feita até o dia 30 de setembro. "A oposição saiu porque os números são muito positivos. Está acontecendo aquilo que previmos depois do ajuste fiscal. Não estamos no vermelho e eles não querem ficar brigando com números tão bons", ressaltou. (R.C.J.)

FONTE - FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2