[Fechar]

Últimas notícias

(27-11-2015) Revelação londrinense se prepara para o Sul-Americano de Basquete

Armadora Maria Paula, de 17 anos, treina com a seleção brasileira para a competição que será realizada no Paraguai

CBB/Divulgação
Maria Paula já defendeu a seleção brasileira no Campeonato Mundial da categoria sub-17

A londrinense Maria Paula Lopes já está treinando com a seleção brasileira sub-17 para a disputa do Campeonato Sul-Americano da categoria, do dia 1º a 5 de dezembro, em Assunção, no Paraguai. Os treinamentos começaram na terça-feira e estão sendo realizados na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso.
Maria Paula é armadora e joga basquete desde os 7 anos. Em Londrina, atuou na Arel, no Iate Clube e no Colégio Portinari. Em 2013 e 2014, jogou em Americana-SP e em seguida foi para os Estados Unidos, onde estuda e joga basquete. Maria Paula reside em em Raleigh, na Carolina do Norte, e atua pelas equipes da Carolina Waves e da escola Neuse Christian Academy.
"Minha mãe costumava dizer que eu era muito tímida e que o esporte poderia me ajudar a fazer amizades e a aprender a trabalhar em grupo. Escolhi o basquete e desde então aprendi a amar o esporte", revelou a armadora, única paranaense entre as 12 convocadas pela seleção brasileira.
Maria Paula carrega no currículo três títulos paranaenses em diferentes categorias, dois vice-campeonatos brasileiros, além de conquistas individuais como atleta destaque, revelação e de maior cestinha.
A chance de ir para os Estados Unidos surgiu em 2014, após um "camp" de 15 dias na América do Norte. Maria Paula contou que a oportunidade lhe mostrou que ainda precisava aprender muita coisa para se tornar uma jogadora melhor e por isso a decisão de voltar e ficar por mais tempo. "A experiência tem sido muito boa. Tenho aprendido muito, o inglês por exemplo. Aprendido também a me relacionar com diferentes culturas e outras coisas. Tudo isso nos ajuda a amadurecer como pessoas e como jogadoras", apontou.
O Campeonato Sul-Americano irá classificar os três primeiros colocados para a Copa América sub-18, em 2016, que garante aos quatro melhores a vaga no Mundial sub-19, em 2017. "A expectativa é sempre positiva. O Brasil por tradição vem tendo bons resultados nessa competição e eu acredito que podemos continuar com isso. As meninas são muito boas jogadoras e se trabalharmos em equipe penso que teremos sucesso", frisou a londrinense, que foi convocada pela primeira vez em 2014, para a disputa do Mundial sub-17, quando o Brasil terminou em nono lugar.
Sobre o futuro, Maria Paula revelou que o sonho é jogar profissionalmente, atuar em uma Olimpíada, fora do país, mas a menina de 17 anos não abre mão de continuar os estudos e também ter uma profissão fora do esporte. "Precisa ter o pé no chão e seguir sempre estudando para ter uma outra opção. Medicina seria uma segunda opção, mas ainda não estou completamente certa disso. Meus pais sempre me ensinaram que precisamos aprender a conciliar esporte e estudo, então é o que tenho tentado fazer", relatou.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2