Inundações comprometem abastecimento no Norte Pioneiro
Excesso de chuvas na região teria ocasionado o problema; Sanepar estima que sistema estaria normalizado até ontem à noite
Acostumados à rotina das enchentes na "Veneza platinense", moradores têm botes para os transportes emergenciais
Wenceslau Braz – O excesso de chuvas desde o dia 25 provocou a inundação das unidades de captação de água de Wenceslau Braz, Conselheiro Mairinck, Carlópolis e Santana do Itararé, na região do Norte Pioneiro, comprometendo o abastecimento de água nessas cidades durante todo o dia de ontem, segundo informações da Sanepar. Considerado um ano atípico pelo volume de chuvas, isso também ocasionou problemas de inundação neste ano, em setembro, nas cidades de São Pedro do Ivaí e Wenceslau Braz, e em novembro, em Ibaiti e Rosário do Ivaí. Segundo a assessoria de imprensa da Sanepar, em 2014 foram verificados problemas de inundação durante o mês de novembro em Borrazópolis e Wenceslau Braz.
"Esse é um tipo de problema difícil de prevenir. O excesso de chuvas normalmente acaba afetando as estações de abastecimento de água porque ocasiona quedas de árvores, de energia, comprometendo o sistema de água e energia de modo geral", afirma o gerente geral da Sanepar/Regional Nordeste, Sérgio Roberto Bahls, que ontem estava em Wenceslau Braz para verificar pessoalmente as operações para restabelecer o sistema. "Aqui, especificamente, a situação ficou um pouco mais comprometida porque já estávamos em pleno desenvolvimento de algumas obras para melhorar o sistema de abastecimento na cidade. Mas acreditamos que até terça-feira à noite o atendimento dessas quatros cidades estará normalizado", acrescentou, ontem, por telefone.
Bahls ainda comentou que, devido às chuvas, as estradas que percorreu até Wenceslau Braz estão também muito comprometidas, além do excesso de buracos. "Em Ribeirão do Pinhal, a chuva destruiu totalmente a ponte que dava acesso à cidade. Eles estão reformando o local e é preciso fazer um desvio", cita. De acordo com dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), em Londrina, do início de dezembro até ontem, o índice de precipitação foi de 280 milímetros, sendo que a média histórica é de 162 mm, no mesmo período.
A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, priorizando a alimentação e higiene pessoal. Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Acompanhe mais informações pelo site www.sanepar.com.br.
INVESTIMENTOS
Recentemente, a Sanepar apresentou um balanço sobre os investimentos em obras de saneamento realizadas nos últimos cinco anos em cidades do Norte Pioneiro, que superam R$ 31 milhões. Entre elas estão obras que irão incrementar o abastecimento de água em Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho e Wenceslau Braz em 2016.
De todos os municípios da região, ainda segundo a Sanepar, em Wenceslau Braz já era previsto atenção especial e ações estratégicas para garantir a distribuição de água por não ter os serviços concluídos neste verão. Neste ano, no município devem ser iniciadas obras de ampliação dos sistemas de esgoto, que juntamente com Joaquim Távora, têm recursos assegurados que ultrapassam R$ 9 milhões.
Ana Paula Nascimento
Reportagem Local
Reportagem Local
FOLHA DE LONDRINA