Tencati prevê rodízio no Paranaense
Treinador do Londrina pretende fazer um revezamento durante a competição para evitar lesões nos jogadores

Com 34 jogadores no elenco, Claudio Tencati terá opções para fazer mudanças durante o Estadual
Depois de muitos anos, o Londrina volta a ter em 2016 um calendário realmente completo. E isso vai exigir do clube um elenco grande e um planejamento adequado para suportar bem as três competições que disputará no decorrer do ano: Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série B do Brasileiro. Neste cenário, o técnico Claudio Tencati projeta fazer um revezamento de jogadores ao longo do Estadual para evitar um desgaste físico excessivo e possíveis contusões durante a temporada.
A partir do início do Paranaense, no dia 31, o LEC não terá mais folga até o fim do Brasileiro da Série B, marcado para 26 de novembro. Entre as duas competições, o Tubarão ainda joga a Copa do Brasil, com início previsto para março. "Estamos estudando promover um rodízio, fato que não ocorreu nos últimos anos. Precisamos agora preparar o elenco para o ano todo, já que temos um calendário cheio", apontou o treinador alviceleste. "A Série B é diferente da C. Você joga duas vezes por semana, além de ter viagens longas. Na Série C, tínhamos partidas só aos domingos e com a semana toda para trabalhar foi possível acertar detalhes ao longo da competição e recuperar os atletas".
Levando em consideração as últimas temporadas, a Série B marca rodadas às terças e sextas-feiras ou sábados. O Londrina voltou aos treinos no dia 4, mas em dezembro fez duas semanas de pré-temporada já visando 2016. "A primeira etapa dos treinos foi muito importante. Os atletas voltaram bem e as avaliações mostraram que eles se cuidaram e treinaram durante as festas. Não chegaram zerados e isso vai ser fundamental para a estreia no dia 31", frisou Tencati. "Mas pode acontecer de na primeira rodada algum jogador teoricamente titular ficar de fora para se preparar melhor. Não podemos correr o risco e precisamos preparar esses atletas agora para que eles estejam prontos para a transição entre o Estadual e a Série B".
Com a chegada de sete reforços – os zagueiros Pedrão e Maracás, os laterais Alex Ruan e Romário, os meias Leandro Oliveira e Leílson e o atacante Paulinho –, o Londrina praticamente fechou o grupo para o início do Paranaense. O técnico Claudio Tencati conta atualmente com 34 jogadores no elenco.
CHUVA
O Londrina cancelou as apresentações de Paulinho, Maracás, Romario e Leílson, que estavam marcadas para a tarde de ontem. Em virtude das fortes chuvas, o CT da SM Sports ficou completamente alagado e a PR-445, que dá acesso ao Centro de Treinamentos, foi interditada em razão do transbordamento de algumas pontes da rodovia. Os atletas devem ser apresentados ao longo da semana.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA


