[Fechar]

Últimas notícias

Enade deve passar a contar para alunos

Ipojuca, PE - A nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), avaliação federal voltada para concluintes do ensino superior, deve passar a contar no currículo dos universitários. Atualmente, o desempenho na prova não vale para o aluno, embora os estudantes sejam obrigados a fazê-la. A mudança está em análise no Ministério da Educação (MEC), mas ainda não tem data para ocorrer. O Enade é o principal fator no cálculo dos indicadores de qualidade das instituições de ensino.
De acordo com Marco Antonio de Oliveira, secretário de de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, a pasta pretende qualificar a participação no exame. "Hoje, ou os estudantes fazem de forma artificial o exame, ou nem fazem. Queremos tornar a participação obrigatória e que valha para o estudante", disse Oliveira no Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco.
Uma das iniciativas em estudo é transformar, inicialmente, a nota do Enade em certificação dos cursos de ensino a distância (EAD). Mas outras formas de validação da nota estão em estudo, como tornar a nota critério para ingresso na pós-graduação.
A participação efetiva no Enade sempre foi um problema para a avaliação das instituições de ensino superior. A nota compõe mais da metade do Conceito Preliminar do Curso (CPC), indicador de qualidade dos cursos e adotado na regulação das instituições. Como a nota da prova não vale para o estudante, muitos deixam o exame em branco - prejudicando as condições de avaliação da instituição.
Em dezembro, o MEC já havia indicado a intenção de tornar o Enade obrigatório para todos os concluintes. Hoje, a prova é realizada anualmente por um grupo de cursos, que se repete a cada três anos. A criação de um Enade digital seria a solução. Segundo Oliveira, o MEC pretende criar mecanismos de acompanhamento dos alunos já formados. Índices de evasão, por exemplo, podem ser agregados na avaliação dos cursos.
Paulo Saldaña
Folhapress/folha de londrinanov

Nenhum comentário

UA-102978914-2