Inscrições para Enem começam em 9 de maio



Brasília - As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano começam às 10 horas do dia 9 e seguem até 23h59 do dia 20 de maio. As provas ocorrerão nos dias 5 e 6 de novembro. As datas e as regras da nova edição do exame foram anunciadas ontem pelo Ministério da Educação.
A avaliação é adotada como critério de seleção e ingresso na maioria das universidades e institutos federais. Também é critério de acesso ao Financiamento Estudantil (Fies) e a bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Interessados em participar da nova edição do exame devem acessar o site enem.inep.gov.br/participante para efetuar as inscrições. A taxa de inscrição é de R$ 68. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios até as 21h59 do dia 25 de maio. A inscrição é gratuita para estudantes concluintes do ensino médio na rede pública ou para aqueles que declararem carência.
O participante que recebeu isenção em 2015 mas não compareceu para a realização das provas não terá direito à isenção. Estudantes, no entanto, podem enviar uma justificativa para a ausência no momento da inscrição, que será analisada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Assim como no ano anterior, o cartão de confirmação da inscrição estará disponível apenas pela internet. Não haverá envio dos cartões pelos correios.
No dia 5 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia seguinte, ocorrem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Aplicado geralmente em outubro, o Enem deste ano foi adiado por causa das eleições de 2016, medida que também já aconteceu nos anos anteriores.
Os portões dos locais de prova devem ser abertos às 12 horas do horário de Brasília, e fechados às 13 horas. Assim como no ano passado, haverá um intervalo de 30 minutos de espera entre o fechamento dos portões e o início das provas, como medida de segurança.

SEGURANÇA
A edição 2016 do exame terá um novo procedimento de segurança, com a coleta das digitais dos participantes. Caso a tentativa de fraude seja identificada, a prova poderá ser anulada a qualquer momento. Os envolvidos também serão sujeitos a sanções penais. Antes da prova, também haverá checagem por meio de detectores de metais e serão disponibilizados porta-objetos para guardar pertences pessoais. Em 2015, o Enem teve 7,7 milhões de inscritos.
Natália Cancian
Folhapress/FOLHA DE LONDRINA
Inscrições para Enem começam em 9 de maio Inscrições para Enem começam em 9 de maio Revisado por Blog do Chaguinhas on 08:18:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios