[Fechar]

Últimas notícias

Série B é meu grande desafio’, diz Tencati

Treinador completa cinco anos no Tubarão e projeta chegar à Série A antes de encerrar seu ciclo no clube

Ricardo Chicarelli
‘ET do futebol’, Tencati é o técnico há mais tempo no comando de uma equipe no Brasil

O técnico Claudio Tencati completa hoje cinco anos no comando do Londrina e apesar das conquistas sabe que o mais difícil ainda está por vir. Responsável por recolocar o clube no cenário do futebol brasileiro, o treinador não esconde que chegou a hora de dar um salto na carreira.
"A Série B é meu grande desafio no Londrina. Agora que estamos nos aproximando do alto nível é que você precisa provar que é capaz, além da necessidade de se manter focado e não perder o equilíbrio", comentou Tencati, 43 anos.
Com um aproveitamento de 60% na direção do LEC, em 170 jogos são 87 vitórias, 46 empates e 37 derrotas, o treinador vive uma situação cada vez mais rara no futebol: a de se manter durante tantas temporadas no comando de um mesmo clube. "É realmente um casamento. No contato que tenho com as pessoas do futebol eles me dizem: você é coisa rara mesmo. É um ET do futebol. Fico feliz por ser esta referência no futebol nacional."
Entre as principais conquistas no alviceleste, Tencati foi campeão da Divisão de Acesso em 2011, do Paranaense em 2014, além dos acessos para as séries C e B do Brasileiro, respectivamente em 2014 e 2015.
Para coroar seu ciclo no clube, o treinador projeta a ascensão para a Série A como o ponto alto para uma despedida perfeita. "É inevitável que o meu ciclo uma hora vai acabar. É difícil precisar quando. Mas, tenho as minhas ambições também. Vou cumprir as metas com o Londrina e entre elas está a Série A", projetou.
No futebol e na vida, o sucesso não vem por acaso. Claudio Tencati sempre se destacou por trabalhar intensamente e ter bom relacionamento com os comandados. O jeito simples no trato com todos também marca a carreira do treinador, que nasceu na pequena Indianópolis, no Noroeste do Estado. "Persistência e resistência são o que me definem", frisou. "Resistência para receber a cobrança da torcida, da imprensa e dos dirigentes e me manter focado. E persistência por mesmo não dando certo alguma coisa, buscar novamente no próximo jogo. Tenho obrigação de motivar e passar confiança aos jogadores."
O elogio ao treinador vem também de quem o acompanha há muito tempo. O zagueiro Silvio está desde o início da carreira de Tencati no LEC e participou de todas as conquistas. "Tudo é fruto do trabalho. Ele é um cara que perseverou, até porque não foram apenas momentos de glória. Ele tem acrescentado desde o primeiro dia que cheguei aqui e torço para que o ciclo não se interrompa e continue sendo vitorioso", apontou.

Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2