[Fechar]

Últimas notícias

UM DOS PRINCIPAIS NOMES DA MONTARIA EM TOUROS NO BRASIL, LUCIANO DE CASTRO, APOSTA SUAS FICHAS EM LONDRINA


Um dos principais nomes da montaria em touros no Brasil, Luciano Henrique de Castro aposta em Londrina para somar pontos para o campeonato mundial

Fotos: Fabio Alcover
O grande sonho do peão é ir para os Estados Unidos e se consagrar campeão mundial de montaria em touros

Ele joga bola de vez em quando, não faz academia e nem costuma treinar em cima de animais. Mesmo assim, é o atual campeão brasileiro e um dos principais nomes da montaria em touros no Brasil. Luciano Henrique de Castro, de 19 anos, justifica que, por ser magrinho, não usa muita força no esporte. A técnica é deixar o corpo solto, segundo ele.
O peão campeão está em Londrina para participar do maior campeonato de montaria em touros do mundo, o Monster Energy, realizado pela Professional Bull Riders (PBR) na arena montada na ExpoLondrina 2016. Ao lado de outros 29 competidores, Castro busca somar pontos nos rankings nacional e internacional.
Ele conta que a paixão pela montaria vem desde criança, quando morava com os pais em Guzolândia (SP). "Meu pai montava e tentou ser profissional também", lembra. Quando o acompanhava nos rodeios, Castro nem sonhava que um dia se tornaria um peão profissional. Aos 16 anos, porém, já começou a participar de rodeios e campeonatos pelo país.
Além de conquistar títulos, ele comemora o fato de ter vencido o touro Agressivo, do Paulo Emilio, um dos mais famosos do Brasil, durante um Desafio do Bem em Americana, São Paulo. "Ele estava invicto e eu tive a oportunidade de montar. Foi uma emoção muito grande, quase não acreditei", lembra o peão, que se manteve firme em cima do animal durante oito segundos. Na ocasião, R$ 150 mil arrecadados com o evento foram doados para o Hospital do Câncer de Barretos.
O peão revela que evita treinar em cima de bois, para não se machucar. Ele já sofreu alguns ferimentos graves na montaria, mas isso foi aos 15 anos, antes de iniciar a carreira profissional. "Fraturei o rosto e fiquei seis meses afastado das arenas", lembra.
A expectativa para o campeonato em Londrina é a melhor possível. O peão garante estar focado para a competição. "Espero um bom resultado, mas o que Deus preparar pra mim está bom", afirma. Questionado se tem algum ritual antes de entrar na arena, Castro revela: "oro bastante, foco no touro e espero qualquer resultado".
O grande sonho do peão é ir para os Estados Unidos e se consagrar campeão mundial de montaria em touros.
Amanda de Santa
Especial para a FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2