[Fechar]

Últimas notícias

Após mais de 20 horas de sessão, impeachment de Dilma é aprovado no Senado


Marcelo Camargo/Agência Brasil
Enquanto Michel Temer conclui montagem do novo governo, Dilma Rousseff se despede com pronunciamento

Brasília A maioria dos senadores se manifestou na tribuna a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff para que seja julgada no processo de impeachment. Durante sessão no Senado, que durou mais de 20 horas, 55 senadores votaram pelo afastamento e 22 votaram a favor da petista que deixa o cargo por um prazo de 180 dias, até uma decisão definitiva.

GOVERNO TEMER

Na iminência de assumir interinamente o comando da Presidência da República a partir de hoje, o vice-presidente Michel Temer afinou ontem com auxiliares o pronunciamento que deseja fazer à Nação. O peemedebista confirmou que vai pregar a "pacificação e a unidade do País", além da retomada do crescimento econômico. A declaração será dada em pronunciamento à imprensa previsto para esta quinta-feira, no Palácio do Planalto. Com a confirmação do afastamento da petista, Temer deverá ser notificado às 11 horas. Segundo o senador Romero Jucá (PMDB-RR), os ministros do governo Temer vão assumir seus cargos pouco depois, à tarde.

Em meio à correria dos preparativos para assumir o comando do País e das negociações com integrantes da futura base aliada, Temer falou sobre o seu primeiro discurso como presidente. "Vai ser a pacificação e unidade do País, além crescimento da economia. Vamos tomar medidas para isso", afirmou o vice-presidente.

Questionado se também anunciará hoje as propostas que o novo governo pretende tomar na área econômica, Temer respondeu: "Vamos usar essa frase genérica, as medidas virão depois". Segundo ele, por outro lado, a nova equipe ministerial deverá ser apresentada durante o pronunciamento. "O Ministério anuncio amanhã (hoje)", afirmou Temer.

MINISTÉRIOS
A ideia do vice-presidente é reduzir dos atuais 32 para 22 ministérios. Ao longo do dia de ontem alguns dos auxiliares mais próximos de Temer também foram incumbidos de fazerem um raio x na estrutura de cargos comissionados e organizacional do Palácio do Planalto. A intenção é definir o que deve ou não permanecer na nova gestão.

Cotado para a Casa Civil, o ex-ministro Eliseu Padilha disse que o grupo próximo de Temer passaria a noite "concluindo atos que dizem respeito à posse dos ministros". Segundo ele, já haverá uma primeira reunião ministerial com a nova equipe de governo.

Enquanto os assessores faziam o levantamento dos cargos, Temer passou parte do dia de ontem no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência. No fim da tarde a mulher do vice, Marcela Temer, e o filho do casal, que também se chama Michel, chegaram ao local.

Ao longo do dia, dentro do Jaburu, o vice recebeu comitivas de lideranças partidárias e parlamentares que ainda disputam espaços no primeiro escalão do futuro governo. O vice-presidente também recebeu lideranças do PPS e do PSB que ressaltaram que as legendas pretendem ajudar na governabilidade do próximo governo.

MEDIDAS
Segundo ele, tem várias medidas em tramitação na Câmara que podem ser benéficas para o Brasil, entre elas, Desvinculação das Receitas da União (DRU), a revisão da meta fiscal e uma proposta de incentivo aos municípios são as mais importantes. "Espero que para o bem de todos nós. O Congresso, como fez o impeachment, dificilmente não dará sustentação a esse governo. A sociedade vai exigir e o Congresso vai cumprir", afirmou o presidente do PPS, deputado Roberto Freire. Também está no radar de líderes dos partidos que devem compor a nova base aliada a tentativa de tirar da presidência da Câmara o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que tentou manobrar para anular o processo de impeachment, mas depois revogou a própria decisão.

Confira galeria de imagens:

Em Brasília, Polícia Militar do Distrito Federal atira bombas de gás lacrimogêneo e gás de pimenta contra manifestantes favoráveis à presidente Dilma Rousseff (PT)
Reportagem local com Agência Estado
FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2