[Fechar]

Últimas notícias

Atividades marcam Semana da Doação de Leite Humano


O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, também é lembrado no Paraná com a Semana Estadual da Doação de Leite Humano, instituída por lei aprovada pela Assembleia Legislativa a partir de projeto dos deputados Tercilio Turini e Gilberto Ribeiro. A intenção é conscientizar as mulheres e estimular ações para ampliar o número de doadoras, colaborando no abastecimento dos bancos de leite.

Em Londrina, o Hospital Universitário da UEL realiza exposições de fotos, cartazes e outras atividades sobre a importância da doação de leite humano. Profissionais do HU participam nesta quinta-feira, às 12 horas, de teleconferência nacional organizada pela Fundação Fiocruz. Hoje (dia 18), a responsável pelo Banco de Leite, Márcia Benevenuto, esteve em Ponta Grossa no Encontro Estadual dos Bancos de Leite Humano.

O deputado Tercilio Turini lembra que dados do Ministério da Saúde apontam que o leite materno pode reduzir em 13% as mortes por causas preveníveis em crianças de até cinco anos. “O percentual é maior do que as mortes evitadas por vacinação ou pelas boas condições sanitárias proporcionadas por saneamento básico”, acrescenta.

Como médico, Turini destaca que o leite humano aumenta a resistência do bebê e contribui na prevenção de diarreia e infecção respiratória; diminui riscos de alergias, hipertensão, colesterol alto e diabetes; reduz chances de obesidade e tem efeito positivo na inteligência da criança.

Nenhum comentário

UA-102978914-2