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Concessionária quer iniciar duplicação da BR369 em 60 dias




Prazo foi anunciado durante reunião com representantes da Triunfo/Econorte e do Norte Pioneiro

Eduardo Esteves/Divulgação
Primeira etapa da obra será realizada entre Jataizinho e Uraí, em um trecho de 15,5 quilômetros

As obras de duplicação de 34 quilômetros da BR-369, no trecho entre Jataizinho e Cornélio Procópio, devem começar em 60 dias. A informação foi dada pelo presidente da Concessionária Triunfo/Econorte, Hélio Ogama, durante reunião realizada no fim do mês passado, em Londrina. Participaram representantes da sociedade civil organizada, prefeitos e políticos do Norte Pioneiro.
Ogama apresentou dados da primeira etapa da duplicação que será feita entre Jataizinho e Uraí, em um trecho de 15,5 quilômetros. Ele também deu detalhes sobre o projeto todo. Segundo ele, a duplicação será realizada entre os KMs 90,05 e 125,205, está prevista a construção de quatro pontes e cinco intercessões, com trevos e acessos mais seguros, principalmente em Uraí e no Distrito de Congonhas, em Cornélio Procópio.
O anuncio acontece um ano após o movimento "BR-369 – Duplicação Já" iniciar uma forte campanha para sensibilizar as autoridades da necessidade desta obra. A necessidade de melhores infraestrutura e condições em rodovias na região foi tema do 2º EncontrosFolha, promovido pelo Grupo FOLHA, em junho de 2014. O Grupo FOLHA também apoiou o movimento, que teve como um dos pontos altos a realização de uma audiência pública na Sociedade Rural de Cornélio Procópio, com a participação de cerca de 400 pessoas.
"Nosso movimento ganhou peso após esta audiência e o resultado já pode ser constatado nesta reunião em Londrina", afirmou a presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), Clea Márcia Bernardo de Oliveira, prefeita de Leópolis.
Para o presidente da Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio, Oswaldo Trevisan, existe uma grande expectativa com relação ao início da duplicação. "Temos uma reunião com a nossa comunidade nos próximos dias e quero levar para todos a certeza de que a concessionária vai começar as obras até no máximo em agosto deste ano. Não queremos iludir nossa região com expectativas sem a garantia oficial. Estamos muito ansiosos para que esta rodovia seja duplicada o mais rápido possível", observou Trevisan.

ADEQUAÇÃO
O presidente da concessionária justificou que será preciso passar por algumas etapas antes do início das obras, como aprovação do projeto final de engenharia, adequação do programa de investimento entre a concessionária e o poder concedente, homologação da adequação pela Agencia Reguladora, a Agepar, elaboração do termo aditivo e encaminhamento para ciência ao Ministério dos Transportes.
Também participaram da reunião técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, líder do governo na Assembleia Legislativa. "Como o governador Beto Richa já se comprometeu pessoalmente com esta duplicação, temos certeza que os prazos serão rigorosamente cumpridos para que a concessionária inicie as obras", afirmou. Ele lembrou que a duplicação é extremamente importante porque permitirá mais segurança aos motoristas, escoamento da safra produzida na região e agilidade aos motoristas que precisam viajar para São Paulo ou região Oeste do Paraná, por Londrina.

19 ANOS
A concessionária Triunfo/Econorte explora o Lote 1 do Anel de Integração há 19 anos. A empresa começou as atividades em 1977 nas três praças de pedágio localizadas em Jataizinho, Jacarezinho e Sertaneja. Neste período foram construídas oito bases operacionais com ambulância e guinchos, duas balanças de pesagem, serviços de terceira pista em vários trechos, melhorias na sinalização e manutenção permanente dos trechos.
A malha rodoviária administrada pela Econorte envolve 341 quilômetros distribuídos em cinco trechos, sendo três estaduais e dois federais, as BRs 369 e 153, e as PRs 323, 445 e 090. Estes segmentos rodoviários ligam 15 municípios do Norte do estado. Todos estes municípios recebem impostos gerados nas três praças.
Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA DE LONDRINA

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