[Fechar]

Últimas notícias

Novo Corinthians luta pelo bi no Brasileirão


Desmanche tirou seis titulares da equipe após o título do ano passado; Tite teme perder mais dois jogadores

José Patrício/Estadão Conteúdo
Após ser convocado para seleção, zagueiro Felipe pode deixar o Timão rumo ao futebol português

São Paulo - Esqueça o Corinthians campeão de 2015. O time que estreia no Campeonato Brasileiro diante do Grêmio, hoje, às 16 horas, no Estádio Itaquerão, em São Paulo, deu adeus a seis titulares em cinco meses e pode perder mais dois. O desmanche (outro) é o maior rival do técnico Tite, que conquistou os títulos de 2011 e 2015.
Se em janeiro saíram Gil, Ralf, Jadson, Renato Augusto, Vagner Love e Malcom, os próximos jogadores que devem ser negociados são Elias e Felipe. "Se a China não tirar ninguém no segundo semestre já é um ótimo reforço", disse o treinador durante a semana.
Por isso, Tite pediu ao menos dois reforços para a sequência da temporada. A análise da comissão técnica é a de que o Corinthians sentiu a falta de um articulador de jogadas e, principalmente, um centroavante. Vagner Love, que começou mal 2015, terminou o ano como um dos artilheiros do time e foi importante na conquista do título brasileiro. Já André, contratado para substituí-lo, teve um desempenho abaixo do esperado e foi muito criticado após perder um pênalti contra o Nacional, do Uruguai, nas oitavas de final da Copa Libertadores.
As eliminações no Paulistão e na competição continental, além de colocar pressão no time, colocaram em dúvida o real poder do Corinthians para o Brasileirão. A equipe lutará pelo título ou brigará apenas por um lugar no G-4? "Qual o objetivo do Corinthians? É crescer, se harmonizar e buscar uma vaga na Libertadores. A equipe está sendo construída para bater campeã ano que vem, mas não vamos abrir mão disso", afirmou Tite.
Neste processo de reconstrução, o técnico vai dar mais espaço a jogadores ainda pouco utilizados. O meia Marquinhos Gabriel é um exemplo. Ele só atuou em um jogo até agora, na eliminação para o Nacional, e pode ganhar espaço no time titular. Marlone, outro reforço para 2016, se machucou e teve poucas chances como titular. Guilherme, que virou reserva, pode mudar de posição e ser melhor aproveitado.
E até mesmo o volante Cristian, que estava encostado, voltou a treinar bem, melhorou a parte física e vai ganhar chances no time titular. "O Marquinhos só jogou 45 minutos. Temos de encontrar alternativas de atletas, mas o sistema (a formação tática) precisa de mais tempo mais", disse Tite. Essas são as armas do treinador para manter o Corinthians no pelotão de frente do Brasileirão. A chave é repetir a campanha de 2015: vencendo a maioria dos jogos no Itaquerão e buscar um ponto fora de casa.
Para o jogo contra o Grêmio, Tite testou algumas variações durante a semana, mas indicou uma mudança importante no ataque: o paraguaio Romero ganhou a posição de Lucca. Na zaga, o também paraguaio Balbuena ganhou a posição de Yago, suspenso por ter sido pego em exame antidoping.

Em São Paulo

CORINTHIANS - Cássio; Fagner, Felipe, Balbuena e Uendel; Cristian, Elias, Rodriguinho e Giovanni Augusto (Marquinhos Gabriel); Romero e André. Técnico: Tite

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Ramiro, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Luan e Miller Bolaños; Bobô (Everton ou Douglas). Técnico: Roger Machado

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Horário: 16h

Local: Itaquerão
Vítor Marques
Agência Estado
FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2