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Obras da PR 445 e Contorno Norte só devem sair com plano de concessões






Tercilio Turini critica Secretaria de Infraestrutura e DER. “Responderam pedido de informações com descaso.” E alerta sobre novos pedágios ao redor de Londrina

A Secretaria da Infraestrututa e Logística do Estado e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná desrespeitam a Assembleia Legislativa, os parlamentares e a população paranaense, especialmente de Londrina e região. É a opinião do deputado estadual Tercilio Turini diante de resposta a pedido de informações sobre a duplicação da PR 445 até Mauá da Serra e o projeto do Contorno Norte. “A forma como responderam demonstra descaso. Por isso, vou insistir até que informem com mais precisão”, afirma.

O requerimento de Turini, aprovado em plenário, quis saber do governo do Estado se pretende duplicar a PR 445, quando e se existe ou não intenção de repassar à iniciativa privada como concessão para pedagiar a rodovia. Sobre o Contorno Norte, questiona se já está definido o traçado e se realmente a obra foi suprimida do contrato com a concessionária Econorte, em troca da duplicação da BR 369 entre Jataizinho e Cornélio Procópio. O documento pergunta ainda se estão garantidos recursos previstos no orçamento deste ano para as duas obras rodoviárias.

“Fiquei insatisfeito e contrariado com a resposta. De maneira evasiva, condicionaram a duplicação da PR 445 e o Contorno Norte a estudos nos  Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI) de um novo Programa de Concessão do Estado. Escreveram também que o chamamento público para elaboração desse PMI deverá ser publicado pelo Conselho Gestor de Concessões. No meu entendimento, a Secretaria de Infraestrutura e o DER indicam que as obras só serão feitas com a cobrança de pedágio”, afirma o deputado.

Sobre os aproximadamente R$ 100 milhões incluídos no orçamento de 2016, a resposta foi que “os valores previstos na Lei Orçamentária Anual não são destinados à obra rodoviária do Contorno Norte”. Turini considera “preocupante” o posicionamento do governo. “Se as obras rodoviárias ao redor de Londrina forem todas pedagiadas, a cidade vai enfrentar dificuldades na logística de transporte. Pedágio encarece custo de produção”, lembra o deputado.

SEGUEM EM ANEXO PEDIDO DE INFORMAÇÕES E RESPOSTA

MAIS INFORMAÇÕES

Tercilio Turini – (43) 9994.4535

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