[Fechar]

Últimas notícias

CIANORTE UTILIZA DRONE PARA IDENTIFICAR CRIADOUROS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Vigilância do alto

Cianorte utiliza drone para identificar criadouros do mosquito Aedes aegypti

Divulgação/PMC
As imagens serão transformadas em 3D para criar um mapa do município; agentes serão treinados para identificar os focos

Cianorte – A equipe do Programa de Combate a Dengue de Cianorte (Noroeste) "recrutou" um novo aliado para identificar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Um drone fará um mapeamento aéreo da cidade e as imagens vão auxiliar o trabalho dos agentes de saúde.
Na semana passada, a empresa contratada para prestar o serviço esteve na cidade fotografando a primeira área. As imagens serão transformadas em 3D para criar um mapa do município. Depois, os profissionais da Secretaria de Saúde serão treinados para identificarem os possíveis focos pelas imagens.
A previsão é que até o dia 30 de junho a Secretaria de Saúde receba o primeiro pacote de imagens. "Essa ferramenta vai permitir uma vistoria em locais altos, onde as equipes têm dificuldades de acesso", explicou Vera Lucia Fusisawa, supervisora do Programa de Combate à Dengue.
De acordo com ela, os agentes de endemias encontram muitos imóveis fechados, pois os moradores estão trabalhando; e com o drone será possível vistoriar pelo menos o quintal das casas.
Para ela, o momento é oportuno para a realização do trabalho preventivo. "O aumento do número de focos costuma acontecer em setembro. Iniciando a eliminação das larvas do mosquito no inverno, certamente teremos menos criadouros no verão", aponta.
Cianorte registrou 74 casos de dengues desde agosto do ano passado e quatro de chikungunya, todos importados. "Esse é um número razoável, levando em consideração que tivemos três anos seguidos de epidemia", disse Vera Lúcia.
A supervisora atribuiu o número baixo de casos ao trabalho de prevenção que vem sendo feito na cidade, a conscientização da população e o aumento do número de agendes de endemias. Mas ressaltou que é preciso ficar vigilante e continuar com as ações de prevenção. "Não podemos esquecer que o combate a dengue é todo dia e é de responsabilidade da população. Vamos diagnosticar os focos do mosquito com o drone, mas a população é quem tem que resolver."
A Prefeitura investiu R$ 20 mil na nova ferramenta. Um agente de endemias será capacitado para operar o drone e a empresa vencedora da licitação dará suporte e consultoria.
Aline Machado Parodi
Reportagem Local
folha de londrina

Nenhum comentário

UA-102978914-2